segunda-feira, 30 de julho de 2012

Monitoramento e Métricas em Ações de Marketing Digital - Parte I

Monitoramento Digital (imagem fonte: http://www.idigo.com.br)
À medida que o mercado digital amadurece, torna-se mais necessário para as empresas traçar ações de marketing digital mais conscientes e acertivas. Qualquer dessas ações que não passe por um monitoramento nos ambientes digitais será mera especulação e "achismo".

O comportamento do público na internet é extremamente imprevisível e inconstante. Repetir estratégias de sucesso, mesmo que em situações semelhantes, pode trazer resultados diferentes do esperado, frustrando perspectivas previamente traçadas. Cada caso é um caso, não há unificação de comportamento.

Para que viés não ocorram, é necessário um monitoramento sistemático dos ambiente digitais. Para isso, contamos com diversas ferramentas digitais disponíveis no mercado, gratuitas e pagas. Estas ferramentas oferecem como resultado um relatório repleto de informações a respeito do volume de citações, termos ou palavras-chave determinadas, onde elas aparecem, data, hora e autor. Existem ferramentas para redes sociais específicas, como o Likester para o Facebook ou o Tweetreach para o Twitter, ambas gratuitas.

Outras tem um espectro mais amplo, indo além das redes sociais e sendo capazes de vasculhar sites, blogs e portais de notícias. Rastreamentos de grande amplitude são caros. Um dos melhores softwares do mercado para este fim é o Radian 6, uma ferramenta de monitoramento poderosa que oferece, entre outras coisas, monitoramento retroativo, permitindo uma visão cronológica mais ampla e precisa.

Embora imprescindiveis, os bits e bytes não possuem a sensibilidade necessária para produzir relatórios argumentativos, ou mesmo críticos, sobre uma massa de dados proveniente de um monitoramento eletrônico. Ou seja, é importante que profissionais de marketing digital com experiência de mercado se debrussem  sobre os dados e, a partir deles, retirem as informações relevantes necessárias para as estratégias mercadológicas de suas empresas ou de seus clientes.

Num segundo momento, é necessário acompanhar o que foi traçado. E neste ponto são necessárias ferramentas de métricas. O acompanhamento de qualquer ação de marketing digital também requer uma atenção diária para uma possível correção de rota no momento em que se percebe uma reação negativa à campanha. Lembre-se: o universo digital transmuta a todo instante e não se pode perder o momento, seja negativo ou positivo, para se corrigir ou aprimorar as ações de marketing.

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