quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COMUNICAMARKETING

Sim, o termo é esse. Uma só palavra para sintetizar uma nova abordagem. Nos dias de hoje, com a crescente sofisticação do público consumidor e com o aumento de ofertas de diferentes tipos de mídia, da fragmentação dos nichos e surgimentos de micro-nichos de mercado torna-se imprescindível a adoção de planos comunicacionais mais completos. Aliar assessoria de imprensa, relações públicas, eventos, marketing, endomarketing passou a ser a estratégia mais eficiente para que as empresas consigam interagir com os clientes e , principalmente, reter a atenção deles. A abordagem evoluiu.

 A grande diversificação das ferramentas de interação e o grande leque de mensagens à diferentes públicos força as empresas à buscar por mudanças profundas. Segundo Philip Kotler "um conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor agregado de um plano abrangente que avalie os papéis estratégicos de uma série de disciplinas da comunicação – por exemplo, propaganda geral, resposta direta, promoção de vendas e relações públicas – e combineas para oferecer clareza, coerência e impacto máximo nas comunicações por meio de mensagens discretas integradas de maneira coesa".

Um estudo apresentado pelo próprio Kotler em seu livro Administração de Marketing (Ed. Prentice Hall, 2003), mostra que 70% dos gerentes e CEO's norte-americanos apoiavam o conceito de comunicação integrada de marketing e que 77% deles pretendiam adotá-la como principal estratégia de marketing nos próximos cinco anos. Ou seja, as mudanças estão acontecendo agora. Esta pesquisa foi realizada em 2002-2003 e a aplicação desta nova abordagem estão começando a surgir como diferencial de mercado.

Por aqui, novas agências de comunicação estão adaptadas a este novo cenário mercadológico e oferecem aos seus clientes um plano de comunicação que vai deste a assessoria de imprensa passando por organização de eventos e indo até campanhas nas redes sociais. Estas empresas já entenderam que para conquistar a atenção de um público ja saturado por tanta informação e propaganda é necessário uma abordagem multidirecional e multifacetada: várias mensagens à vários públicos em diferentes mídias e canais de comunicação.

Portanto, se você, tomador de decisão, ainda hesita em adotar um novo plano de comunicação, não o faça mais. Contrate profissionais que conheçam e já adotaram este novo princípio comunicacional em sua atividades profissionais. Os antigos discursos de marketing ou de comunicação, em separado, não são mais eficientes junto a este público que está aí. Parta para a comunicamarketing...

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