segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como Acertar o Tom?

Diferentes mídias, diferentes mensagens. Parace claro, parece óbvio. Contudo, é fácil um profissional de marketing deixar passar despercebido um conceito tão simples. E o fazem não por distração, mas sim, muitas vezes, por desconhecer qual o "tom" que cada mídia possui. E conhecer este "tom" faz toda a diferença.

Tomemos como exemplo a campanha de sucesso Pôneis Malditos, da Nissan criada pela agência Lew’Lara/TBWA, as peças tiveram o "tom" correto para cada veículo onde foram divulgadas. O anúncio de TV, com seus tradicionais 30 segundos e imagens diretas: uma picape atolada na lama, o dono do carro saindo do veículo, abrindo o capô e a quebra da narrativa (os pôneis cantando um jingle "grudento" num ambiente colorido e delicado onde deveria estar o motor do carro). Perfeito! Ao vincular a versão extendida deste mesmo anuncio no YouTube, a Nissan fez o que os usuários desta rede social mais gostam: novidades e curiosidades que não estão presentes nos veículos tradicionais de propaganda. Por último, o video apresentava uma página no Facebook onde os usuários indicavam o anúncio para outros amigos. Sem dúvida, isto é o que os amantes do FB mais gostam de fazer.

Isto é acertar o tom. Usar a linguagem correta para cada veículo, integrá-los de forma a envolver o público e forçá-lo a interagir sem que ele perceba. A campanha da Nissan não foi um sucesso porque integrou anúncio tradcional às redes sociais. Outras campanhas já tinham feito isto. A campanha da Nissan foi um sucesso porque usou a mensagem correta nos veículos corretos. Acertou o "tom".

Não creio que se outra campanha, usando a mesma fórmula, repetirá o sucesso. Hoje o público anseia por novidades e não tolera cópias. A busca por novidades é diária e contínua. O que é bom pois estimula, ou deveria estimular, a criatividade dos profissionais responsáveis pelas estratégias de comunicação e marketing das empresas. E sempre que a criatividade é estimulada, saltos criativos são dados e todos se beneficiam com isto. E aí esta a resposta deste artigo! Ser criativo, conhecendo bem a linguagem de cada veículo, é a melhor maneira para acertar o "tom".

(Leia o artigo Um dos maiores prazeres da humanidade [Adivinhou qual é?] por Nice de Paula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário