segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como ouvir


A interação ao vivo ainda é importante. Professores, reuniões, apresentações, cada um dos brainstorms  - eles podem levar uma mudança real. Os ouvintes tem quase a mesma responsabilidade que a do orador, contudo. E mesmo assim, o Google apresenta quatro vezes mais resultados para "como falar" do que "como ouvir". Ouvir não é um ato passivo, não se você quiser fazê-lo do jeito correto.

Se ouvir leva a uma melhor oratória, então já se torna uma vantagem competitiva.

Pergunte a um empreendedor que tenha acabado de sair do escritório de um grande investidor como Fred Wilson. Ele vai dizer que deu o melhor passo de sua carreira - em grande parte por causa do público. O passo mais difícil para ser um melhor ouvinte é o primeiro: querer fazê-lo. Faça com que o esforço verdadeiramente valha à pena.

Não se preocupe muito em fazer anotações. Elas podem ser resumidas num caderno (ou livro) mais tarde.

Preste atenção, com entusiasmo, em quem está falando. Entusiasmo este mostrado por expressões no seu rosto, na sua postura, nas suas perguntas.

Refaça o que foi dito, mas com as suas próprias palavras, usando sua própria situação. Não faça perguntas demais, construa o que você acabou de ouvir, mas faça do seu jeito. Pegue o que você ouviu e transforme-a nas bases do que você está experimentando para suas novas ideias.

A melhor maneira de honrar alguém que disse algo inteligente e prático é dizer em troca algo que seja inteligente e prático. Outra maneira de honrá-lo é fazer algo com o que você aprendeu.

Bons ouvintes tem o que eles merecem - melhores oradores.

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Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

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