quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Previsões para 2012

Nesta época, é comum vermos retrospectivas do ano que se encerra e previsões para o ano que está por vir. Muitos querem dizer onde acertaram e outros gostam de apontar o que será novidade num futuro próximo. Sem dúvida, é um divertido exercício de pesquisa e adivinhação que vale como um jogo de erros e acertos, de previsões corretas e outras furadas. Gostaria de contribuir apostando em tendências que irão, ao meu ver, se consolidar ainda mais em 2012. Então, vamos a elas:

- Facebook: a principal rede social do planeta se firmou como a mais queridas entre usuários brasileiros levando à "morte" o Orkut e deixando o  Google+ comendo poeira. Para 2012, vejo a rede social de Zuckerberg como base de lançamento de uma série de serviços online, como veículo de propaganda e importante canal de marketing. Mas, a sua força pode se tornar sua fraqueza. Explico: o público gosta de novidades, o mercado vive de inovações e, hoje em dia, criar campanhas que usam o Facebook como plataforma deixou de ser "inovação". Se Zuckerberg e sua turma não buscarem outras formas criativas de interação com seus milhões de usuários, o Facebook pode se tornar o Orkut de amanhã.

- Kout: em 2012, o Klout conseguirá se consolidar ainda mais como o principal índice de qualidade das principais redes sociais. Sua bem estruturada (e misteriosa) análise de influência dos perfis, garante àqueles que buscam métricas confiáveis, uma ferramenta poderosa para encontrarem pessoas e empresas que disseminam ideias e divulgam conteúdo na web.

- Livros digitais e Kindle: um livro físico, US$ 6,70 mais a entrega (que para o Brasil demora até 20 dias), livro digital, US$ 5,00 e nada mais, com entrega "imediata". Quer coisa melhor? Os livros digitais são a revolução silenciosa do momento e serão, sem dúvida, a grande revolução das nossas vidas a partir de 2012. Tanto para aqueles que apreciam uma boa leitura como para aqueles que precisam se atualizar com livros especializados, os livros digitais estarão a espera. Claro que para lê-los dependemos de um dispositivo e aí entram os tablets: cada vez mais baratos e conectados, são eles os portadores desta revolução. A Amazon lançou o seu tablet, o Kindle, mais moderno que o antecessor e um dos mais baratos do mercado além de oferecer uma série de vantagens para clientes que compram a bugiganga. Livros digitais, sem perceber, você estará comprando e lendo um... e dificilmente comprará livros como antes.

- Marketing Digital: se em 2010 era só uma aposta, se em 2011 era a novidade em 2012 o marketing digital será o diferencial para as empresas que querem e precisam se diferenciar das demais. Além disso, conhercer a linguagem dos diferentes clientes, estar presente nos meios onde o público transita e comunicar-se nas mais variadas mídias e nos mais variados meios é para profissionais que conhecem e estudam o mercado. Deixou de ser um campo para aventureiros ou curiosos. Entender o mundo digital e estar presente nele se tornou uma ciência na qual pessoas precisam de especialização e formação para poderem atuar com competência e mostrar resultados para as empresas. O ano de 2012 marcará uma presença mais profissional de marketing digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário