quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Comunicação, Integração e Marketing

Um banco precisa ter uma rádio? Um operadora de telefonia precisa ter uma rádio? Uma rádio precisa ter um canal de televisão? E um canal de televisão, precisa ter outro na internet? Ou um aplicativo na AppStore?

Algumas destas questões não eram sequer imaginadas por profissionais de marketing ou comunicação há alguns anos atrás. Apresentar a uma reunião de diretoria, por exemplo, que seu banco poderia ficar mais próximos dos clientes tendo um canal de rádio para isto era impensável. Hoje, devido ao avanço tecnológico que barateou custos e ampliou acessos, podemos ouvir músicas na Rádio Bradesco e recebermos informações de investimento, segurança e sustentabilidade por meio deste interessante canal de comunicação com o público sendo cliente ou não desta instituição financeira. A radio pode ser acessada pela internet ou pode ser baixada na AppStore.

Outros bons exemplos são a Rádio OI  e o canal de notícias Globo News. A empresa de telefonia foi além e tem estações de rádios tradicionais assim como na web. Já a Globo News disponibiliza na AppStore um aplicativo gratuito que permite o usuário assistir os telejornais e programas antigos e atuais. A interação está presente sempre. No caso das rádios, o ouvinte pode marcar se gostou ou não da música que está sendo tocada. O  envio de comentários está disponível sempre. Ouvir o que o público tem a dizer é indispensável e é a razão de ser destas iniciativas.

Podemos perceber nestes casos, que as empresas tem que estar presente onde o público transita. No Marketing 2.0 não só os artistas, mas também as empresas precisam ir onde o povo está, neste caso, seu público-alvo, seus clientes potenciais e até mesmo antigos clientes. A empresa que conseguir permear-se na de seus clientes, conseguirá imprimir a sua marca na memória do consumidor e ganhará uma importante vantagem competitiva. Os meios tradicionais de divulgação estão por demais pulverizados e saturados. Faz-se necessário usar de criatividade para buscar novos meios e marcar presença.

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