quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sem Métrica, Marketing Digital Não Existe


A Nissan arrebentou! A montadora japonesa criou esta semana uma criativa campanha combinando anuncio de TV, filme no YouTube e sua página institucional do Facebook sobre uns fofinhos, mas irritantes, pôneis malditos. A campanha compara a força, medida em cavalos, das demais picapes a pôneis enquanto a da Nissan tem cavalos de verdade. O filme bombou. O mais impressionante nesta campanha são os números: em três dias, mais de um milhão de acessos no YouTube (e subindo), página no Facebook com outros tantos. 

O que, de fato, mostra o sucesso da campanha são os números que ela apresenta.  Parece óbvio, mas nem sempre o óbvio é lembrado em campanhas digitais. A necessidade de medir o impacto de uma ação de marketing é tão importante quanto à campanha em si. Na verdade, em se tratando de campanhas por meio de redes sociais, as métricas são imprescindíveis.

A boa notícia é podemos medir quase tudo na web, de retweets a acesso a blogs, sites e fan pages. E de graça. Várias ferramentas como o HootSuite, TweetDeck ou Bitly oferecem gratuitamente ferramentas para medir o alcance de nossas palavras. E só com o monitoramento diário que teremos subsídios para alterarmos o curso de uma campanha caso não tenhamos o resultado esperado. Falaremos mais sobre estas interessantes ferramentas de métricas na web. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário