quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novo Marketing não é (apenas) Marketing Digital

Para muitos clientes, e mesmo consumidores, marketing digital e novo marketing são sinônimos ou coisas muita parecidas. Não são. São complementares, até mesmo simbióticas, mas cada um tras consigo conceitos peculiares que, muitas vezes, precisam ser esclarecidos em mesas de reuniões.

Marketing Digital é um conjunto de estratégias, planos de ação, de distribuição, de promoção e vendas que envolve, ou está inserido, o ambiente digital: a internet. Engloba diversas ações das mais simples e corriqueiras, como email-marketing ou compra de banners, podendo chegar as masjestosas campanhas promocionais como lançamentos de filmes e produtos. A tudo isto pode dar-se o nome de estratégias de marketing digital.

Já o Novo Marketing é mais sutil porém não menos impactante ou transformador. Na verdade, o Novo Marketing está enterrando o Antigo Marketing que, segundo Seth Godin, funcionou muito bem até o final do século passado. O Novo Marketing é, segundo ele, "uma combinação de mais de uma dúzia de tendências, e cada uma delas está mudando o modo como as ideias são percebidas e disseminadas". Ou seja, não é apenas um outro conceito, Novo Marketing é O conceito que está mudando o mundo, mudando as empresas, alterando a forma como as pessoas  assistem anúncios, interagem entre si e compram. Tudo pode ser transformado ou tratado como uma nova forma de mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário