sexta-feira, 15 de julho de 2011

Novos tempos, novos negócios

Imagine um cybercafé (mas pode ser lanchonete, bar ou até restaurante) sem garçons nem garçonetes, apenas atendentes no balcão e um caixa (claro!). Você, o cliente, não precisa levantar da sua mesa para fazer um pedido, muito menos esperar por alguém para fazê-lo. Usando smartphone ou tablet, você acessa o cardápio digital e envia seu pedido via Twitter ou Foursquare (não esqueça de colocar o número da sua mesa no pedido). Após alguns minutos, o atendente do balcão chama seu nome e pronto! Mas como o estabelecimento irá saber se o cliente está na sua loja ou não? Simples: geolocalização. Tanto o Twitter como o Foursquare ou mesmo o Facebook permitem a transmissão do poscionamento global - GPS - quando um post é enviado e este serviço pode ser incorporado facilmente em qualquer site.

As novas tecnologias não estão apenas revolucinando a relação das pessoas com as empresas ou entre elas, mas também estão alterando profundamente novos modelos de negócios. Os empresários mais atentos estão percebendo que os hábitos dos seus clientes estão mudando. A percepção de qualidade de atendimento continua a mesma, mas agora os clientes estão esperando por outras inovações. O negócio descrito acima é hipotético, mas pode ser bastante real. E há toda uma geração de consumidores esperando por serviços como este. Arregaçemos as mangas e mãos à obra!

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