quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O ponto de estrangulamento



Cedo ou tarde, todas as empresas de mídia pública irão em busca do ponto de estrangulamento, o lugar onde eles podem encontrar o descanso em termos de atenção e monetização.

FACEBOOK contou a você e a todo mundo: construa seu conteúdo aqui no nosso site e nós faremos as coisas ficarem fáceis, para que, sem esforço, você compartilhe com seus amigos e os amigos dos amigos. Com o tempo, é claro, a confusão leva a menos compartilhamentos, e agora você pode pagar para que eles promovam seu trabalho para todas as pessoas que antes batiam lá de graça.  Eles tem o controle do recurso escasso (atenção) e estão construindo um negócio em torno dele.

LINKEDIN abordou vários blogueiros nos últimos anos e pediu a eles que contribuíssem com posts originais no site do LinkedIn. Em troca, eles direcionariam vários leitores para estes conteúdos. Claro, não é difícil de ver que em breve isto se tornará um jardim isolado, uma plataforma deles e onde eles podem cobrar uma tarifa. Eles tem o controle do recurso escasso (atenção) e estão construindo um negócio em torno dele.

GOOGLE cancelou o leitor RSS deles porque RSS é gratuito, um serviço que não estrangula, que é difícil colocar um preço. Por outro lado, quando você constrói sobre a plataforma deles, você se torna parte do ecossistema deles, a um clique de qualquer forma de receita. Eles tem controle sobre um escasso recurso (atenção) e estão construindo um negócio em torno dele.

Vale notar que o GMAIL descobriu (atuando, ao que parece, em nome dos usuários) como usar as guias para diferenciar emails "primários" e "promoções". Se você está acostumado a receber este blog por email, grande chance de você não tê-lo visto há algum tempo, isto porque, mesmo que não seja uma promoção, mesmo que você tenha assinado para recebê-lo, por padrão, não está na sua guia de promoções (fácil de consertar, a propósito,basta arrastar o email para a pasta principal). Enquanto estas guias provavelmente gravam para você os email que são, de fato, promoções, elas também fornecem ao Gmail um ponto de estrangulamento no futuro, porque as pessoas que controlam em quais guias os emails chegam são poderosas, na verdade.

Eu poderia seguir com outras empresas e outras plataformas, mas você já pegou a ideia.

Frequentemente, nós vemos que se você não é o consumidor, você é o produto. "Grátis" geralmente significa "você não manda". A corrida continua para ter a sua atenção.

O livro de Tim Wu sobre a história deste processo é uma leitura obrigatória para quem faz mídia.

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Texto original em Seth's Blog

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