sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escolhendo ser formidável


Conhecemos muitas pessoas que são acidentes esperando para acontecer. O que seria o oposto disto?

O que estamos procurando num chefe, num CEO, num sócio de negócio, num candidato é a "formidabilidade". Alguém que podemos contar. Não alguém que não tem todas as respostas, porque ninguém tem todas as respostas. Não, queremos alguém que tenha a magia de fazer as coisas acontecerem.

Esta é a eletricidade que seguem os craques dos times. Não somos atraídos por eles porque eles são impassíveis, confiáveis ou certinhos. Não, é o senso de que eles tem domínio suficiente do conhecimento combinado com a visão e a paixão para criar raios quando quiserem. Sarah Caldwell era desse jeito, trazendo um senso de eminente possibilidade para o trabalho que ela deu.

Eles não ensinam ser formidável nas escolas. Eles ensinam obediência, rotina e talvez "jogo de cintura". Eles nos ensinam a ficarmos atentos aos atalhos e ganharmos mais com menos. Não surpreendentemente, os líderes formidáveis pegam o rumo oposto em todos aspectos. Eles estão dispostos e ansiosos para tomar o caminho mais longo, se este nos leva ao destino indescritível. Eles não precisam "se virar", porque a verdade como eles sabem, é o suficiente.

Só podem ter dois elementos críticos para se escolher em ser formidável:

1. Habilidade. A habilidade de entender o domínio, em fazer o trabalho, em se comunicar, em liderar, em dominar todos os detalhes necessários para fazer a sua promessa virar realidade. Todas essas são difíceis, mas insuficientes, porque nada disso importa se você não tem...

2. Carinho. A paixão para ver além. O desejo de encontrar a rota diferente quando a primeira não funcionar. A certeza que, de fato, existe um caminho, e que você se importa o suficiente para encontrá-lo. Incrivelmente, isto é uma escolha, não algo que você pode ser certificado.

Líderes formidáveis encontram as perguntas difíceis e, então, ao invés de ficar com medo de respondê-las, ansiosamente decidem em buscar as respostas. Eles vão fundo nos detalhes que importam e ignoram os outros que apenas distraem. Eles mordem mais do que outros podem mastigar, mas consistentemente evitam morder mais do que podem (porque eles se importam tanto, que doi admitir que você chegou ao fim).

Não é um sonho se você pode realizá-lo.

Paul Graham tem todo o crédito por cunhar o termo: "Uma pessoa formidável é alguém que demonstra que irá conseguir o que ela quer, não importando quais obstáculos ela terá no caminho". Uma leitura obrigatória para CEOs de Startups.

__________________
Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário