sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Jeff Bezos, Amazon, Washington Post e games

Por Silvio Luis de Sá

Nesta semana, a Amazon chamou a atenção do mundo por duas vezes: primeiro, quando seu CEO e fundador, Jeff Bezos anunciou a compra do jornal Washington Post por US$ 250 milhões. Apesar de a compra não ser da empresa de Bezos, é impossível dissociar um do outro. Bezos é a Amazon e a Amazon é Bezos. Por isso, todos esperam uma pequena revolução no (decadente) mercado de jornais impressos. Foi o próprio Bezos que anunciou que iria "inovar e experimentar". O que isto quer dizer? Que provavelmente o WP será como nunca foi antes. O que isto representa? Ainda não sabemos...

A segunda expectativa do público com relação a Amazon veio de boatos publicados no blog Game Informer que, por meio de fontes anônimas, revelou que a gigante do varejo está preparando em segredo um console de games que rodaria na plataforma Android. O sucesso do lançamento do projeto OUYA, um console de game em plataforma Android,  na KickStater que arrecadou mais de US$ 8 milhões, apontou para uma latência no mercado para este tipo de games. As dificuldades enfrentadas pela OUYA para entregar seus consoles pode ser a brecha que a Amazon esperava.

Assim como a linha de dispositivos Kindle impulsiona a venda de livros digitais, um console de games faria o mesmo com os jogos comercializados pela Amazon. Se o Kindle cravou suas garras no mercado de e-readers e de tablets de baixo custo, fica a expectativa sobre o tamanho do "estrago" que a Amazon provocaria no disputadíssimo e fechado mercado dos games se os rumores se confirmarem.

Jeff Bezos, ao que tudo indica, continua surpreendendo o mercado, as pessoas e empresas. Com a morte de Steve Jobs, Bezos, ao lado de Peter Cashmore, Chris Anderson, Marissa Mayer e Mark Zuckerberg,  faz parte do hall de personalidades cujas decisões estão mudando o mundo dos negócios.

Fonte: Olhar Digital, Mashable, Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário