segunda-feira, 17 de junho de 2013

Amazon, Apple, Samsung e Netshoes


A onda tecnológica apressa-se para apresentar ao mercado novidades extraordinárias a cada temporada. Vimos isso na última feira de entretenimento do mundo, a E3, onde grande parte das empresas do ramos (leia-se games e entretenimento) exibem seus lançamentos e revoluções tecnológicas objetivando cativar seus clientes.

Contudo, apesar de esses eventos, de fato, serem foco de inovações tecnológicas, a verdadeira revolução vem dos investimentos maciços das principais empresas do mercado. Aquelas que dispõem de bilhões de dólares para investir ou comprar investimentos mundo afora.

Os grandes players do momento, no cenário mundial, são três: Apple, Samsung e Amazon. O Facebook não entra nesta lista por não ter oficialmente uma política de desenvolvimento tecnológico em hardware. As três colossais empresas tem, acima de tudo, altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) cujos esforços implica na obtenção de patentes.

Num prazo de cinco anos, Apple, Samsung e Amazon pretendem sacudir o atual mercado tecnológico de comunicação, entretenimento e serviços como jamais vimos. Na verdade, a revolução já está em curso onde milhares de pessoas modificam seus hábitos cotidianos por conta da tecnologia que está em suas mãos.

A Apple ditou estas tendências há até poucos anos atrás. Seu gênio criador, Steve Jobs, revolucionou o mercado de smartphones com o lançamento do primeiro iPhone. A Apple, naquele momento, redefiniu junto ao mercado o que era ter no bolso um celular inteligente repleto de serviços aos quais os usuários sequer imaginavam (lembre-se que quem reinava neste recém-nascido mercado era a RIM com seu BlackBerry).

Infelizmente, Steve Jobs os deixou. E a Apple, embora ainda conte com a força de sua marca e de seus fies seguidores, não mais dita as tendências do mercado. Seus lançamentos, hoje em dia, procuram preencher lacunas abertas pela concorrência. Mesmo assim, a empresa da maçã ainda detém um dos melhores Smartphone do mercado e é líder incontestável nos tablets.

A sul-coreana Samsung está ditando as tendências do mercado dos Smartphone e está determinada a se tornar a maior companhia de inovação tecnológica do planeta. Para isto, a empresa não mede esforços e nem coragem para investir na criação de segmentos de mercado (market share) até então inexistentes.

Foi assim com a pioneira linha de Smartphone de tela grande , o Galaxy Note, com visor de 4,7". Sucesso de público. Juntamente a isto, a Samsung diversificou sua linha de dispositivos, oferecendo ao consumidor uma grande variedade de aparelhos, preços e recursos. E o fôlego da gigante parece não ter fim. A Samsung lançou recentemente um dispositivo híbrido entre câmera digital e Smartphone, o Galaxy S4 Zoom.

A Amazon é, sem dúvida, a mais silenciosa das companhias de tecnologias no que diz respeito a grandes lançamentos tecnológicos. Talvez porque seu foco seja ligeiramente diferente. A gigante do comercio eletrônico mundial mostrou-se bem sucedida quando entrou na concorrida área de lançamento de equipamentos eletrônicos. Sua linha de dispositivos Kindle foi muito bem sucedida, agradando um segmento do mercado cujas pretensões tecnológicas não eram da altura de um iPad. Mas a Amazon é muito mais poderosa do que parece. Sua receita é maior do que os cinco maiores varejistas dos Estados Unidos juntos. Ela movimenta mais mercadorias no planeta do que a Wal-Mart. E possui um plataforma de negócios que, virtualmente, pode vender qualquer coisa. Por isso ela é tão poderosa. Nem Apple, nem Samsung ousam em disputar com ela na área de e-commerce. Mas, na verdade, quem ousaria?

No Brasil, embora ainda estejamos pouco presentes no mercado mundial eletrônico, nossas movimentações comerciais eletrônicas tem chamado a atenção dos player mundiais. Contudo, nosso território conta uma poderosa companhia de comércio eletrônico que cresce vertiginosamente a, pelo menos, três anos: a Netshoes.

Nossa maior empresa de comércio digital para artigos esportivos e lazer já foi alvo de artigo aqui no Mundo Seu Marketing. No entanto, desses dois anos para cá, a Netshoes se consolidou como empresa digital e agora é a maior plataforma de negócios on-line brasileira. A companhia, a exemplo de sua guru americana, pretende ampliar seus tentáculos no varejo digital. E tal uma grande vantagem competitiva: sua infra-estrutura tecnológica e de logística.

Estamos vivendo uma revolução sem precedentes na história moderna atual. Modelos de negócios que outrora vicejavam, podem estar à beira da obsolescência. E empresas com menos de uma década de existência, podem estar ditando as tendências de mercado agora.

Mude, planeje, conecte-se, ouça seus clientes, interaja com eles. Se não souber como, chame à nós, profissionais de marketing digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário