quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A pior entrevista de emprego do mundo


Inovação e criatividade são características que podem vir de qualquer área. No conectado mundo digital, são constantemente desejadas pelas corporações que visam cativar seu público e passar a ideia de empresas de vanguarda. Ter profissionais criativos e inovadores virou uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Parece que a cervejaria Heineken subverteu um pouco este processo.  A companhia usou de criatividade e inovação para encontrar seu melhor profissional. Candidatos a uma vaga de emprego passaram por entrevistas nada convencionais onde o objetivo era surpreender-los, colocando-os em situações para lá de incomuns e ver como eles se comportavam.

Um dessas situações era quando o entrevistador simulava estar tendo um ataque cardíaco. Os candidatos eram, de fato, pegos de surpresa e tinham que lidar com isto. Em um outro caso, os candidatos, ao serem apresentados para o entrevistador, tinham que acompanhá-lo de mão dadas a ele. O constrangimento ficava estampado nos rostos principalmente dos candidatos homens. Depois o entrevistador perguntava como eles tinham se sentido diante daquela situação.

Contudo, o terceiro cenário era realmente diferente. Durante a entrevista, soava um alarme onde todos eram informados que tinham que deixar o prédio. Do lado de fora, homens da brigada de incêndio pediam aos gritos que um voluntário se unisse a eles para ajudá-los a segurar uma rede de segurança pois uma pessoa estava prestes a pular do topo do prédio.

Para cada tipo de entrevista, foi selecionada a melhor e numa votação no site da empresa o público votaria no vencedor. O final da história? Assista ao filme e confira. Mais uma vez vemos que, sim, criatividade e inovação são essenciais no mundo dos negócios, mas são o meio e não o fim.

Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário