sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Grandes Marcas Estão Se Tornando Empresas de Mídia

O mercado de marketing digital aponta para uma nova tendência cuja importância estratégica começa a ser vislumbrada por grandes corporações. Possuidoras de grandes marcas, estas empresas, cuja ações de propaganda e marketing ganham cada vez mais terreno neste mundo digital, estão produzindo conteúdo digital como nunca antes. Comportam-se como empresas de mídia produzindo conteúdo institucional como forma de captação e engajamento de seus clientes-seguidores. Sem dúvida, esta é uma profunda mudança de paradigma.

Antes, este papel pertencia quase que exclusivamente às companhias de mídia que, por vocação, eram as responsáveis por abastecer o mercado com conteúdo de interesse público. Com a pulverização advinda com a internet abriu-se um leque de opções para que as próprias marcas gerassem seus conteúdos para interação com seus clientes e fãs.

Um quadro bastante completo desta mudança é mostrado no artigo de Géssica Hellman intitulado "Marketing de Conteúdo: a necessidade mudança de mentalidade". Nele, a presidente e consultora de marketing esclarece como as empresas podem - e devem - mudar de mentalidade com relação ao marketing de conteúdo e começar "a pensar cada vez mais como consumidores", diz ela, explicando como os profissionais devem agir, avaliando "suas peças de conteúdo em função de seu potencial de compartilhamento, 'curtidas', 'repins', 'comentários' e outros tipos de engajamento", conclui.

A outra mudança importante se dá nas métricas adotadas para se medir o sucesso de campanhas ou de divulgação de conteúdo. Não há dúvida que o número de engajamentos, como a quantidade de comentários, compartilhamentos e etc. , são importantes como elementos de análise do impacto dessas ações. Contudo, os números sozinhos não dão a real dimensão deste impacto. Géssica Hellman ressalta que "as empresas estão cada vez mais interessadas em medir o impacto de medidas como 'menções positivas versus menções negativas' na avaliação de suas ações de marketing de conteúdo". Esta nova forma de avaliação mostra um desligamento das normas de métricas do marketing tradicional e abrem perspectivas para novas avaliações no mundo digital.

As mudanças no universo digital e das redes sociais são grandes demais para continuarmos aplicando métricas  antigas criadas para as mídias tradicionais. Não podemos fazer sundae de almôndegas, como diz Seth Godin em um de seus livros. Segundo Géssica, os profissionais precisam "aprender a utilizar novos critérios de avaliação de resultados". Entretanto, o maior desafio não reside na mudança de novas métricas, mas sim, conclui a especialista, "o maior desafio inicial do marketing de conteúdo é de mentalidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário