quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Evite o "Eu saberei o que é quando encontrar"

Isto é uma perda de tempo para o comprador e para o vendedor.

Quando você tem uma empresa ou uma pessoa aguardando você entregar a eles seu trabalho personalizado, isto pode levar a um interminável ciclo do "hummm, ainda não é bem isso". Se for um projeto arquetônico, ou um sapato salto-alto ou mesmo uma campanha publicitária, não importa, se não cumprir com os padrões não declarados por ele(s), você terá que fazer seu trabalho de novo.

Algumas vezes você pode ter um belo lucro com todas as taxas cobradas para você refazer o trabalho  saciando o ego do seu cliente, contudo, mais do que pode parecer, você está perdendo seu tempo até que ele fique satisfeito. Se você tem um cliente que percebe a mesma coisa, vocês podem trabalhar juntos para ganhar tempo e dinheiro sendo claros um com o outro sobre o que se quer.

Eu penso que ajudar um cliente é fazê-lo dizer o que ele quer antes que ele saiba que trata-se de um esforço digno.

1- Faça de propósito. Ao se envolver com um novo cliente, intencionalmente crie um ambiente onde o gosto pessoal é descrito com antecedência, quando a construção de limites é possível e a iteração é barata, não no final, quando é cara.

2- Exija benchmark. O mundo está cheio de coisas que são muito parecidas com o que você foi convidado a criar. Assim juntos vocês podem identificá-las. "Mostrar-me três outros sites que faz como o que você sinta o que está esperando sentir". "Dá-me um livro de capa dura que tem a tipografia do mesmo jeito que você quer ler no seu". "Caminhe comigo através de um edifício que tem a vibe que você está procurando...".

3- Descreva a atribuição antes de começar. Usando as suas palavras e as palavras do cliente, justamente para indicar o problema que você está tentando resolver. "Estamos tentando construir algo que faz a, b ​​e c, e não d ..."

4- Então, antes de mostrar sua proposta, antes de entregar o seu trabalho, reafirme o problema novamente. "Você nos pediu para fazer a, b ​​e c, a um custo de menos de X. O que eu estou prestes a te mostrar faz a, faz b e faz c ... e custa a metade de X." Este tipo de correção intencional do escopo de trabalho respeita o seu cliente, honrando a sua intenção declarada, ao mesmo tempo em que concentra o seu trabalho sobre as metas estabelecidas.

5- Tome uma decisão sobre se você quer uma reputação ao fazer este tipo de trabalho exclusivo. Se optar por isso, não trabalhe para os clientes que não compram neste processo. Com o tempo, você vai ganhar o tipo de clientes que você deseja.

É claro, isso não vai funcionar o tempo todo. Às vezes, o cliente adora o poder de dizer não. Às vezes, o cliente não é articulado o suficiente para descrever o que quer. E às vezes o objetivo é mágica, e ninguém sabe como descrever que com antecedência.

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Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog.

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