terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ciclo Vicioso, Ciclo Virtuoso

A espiral descendente é muito familiar. Um problema com a bebida leva a perda do emprego que leva a mais bebida. Pobres serviços de atendimento ao consumidor leva os consumidores a escolherem outros vendedores que ocasiona menores investimentos a área de atendimento ao consumidor que leva a continuar o problema.

Seu chefe anda grosso e mal-humorado porque está estressado com suas habilidades de liderança. O mau-humor mina o relacionamento com sua equipe o que, claro, faz com que ele fique mais estressado fazendo com que ele fique mais grosso. Um empregado está desanimado por causa do feedback negativo do seu chefe, o que faz com que ele se esforce menos o que, claro, leva a mais feedback negativo.

A maioria das coisas que vão mal, vão mal vagarosamente.

O (mais comum, óbvio, simples) plano é viver o ciclo que está causando o problema ao invés de ("quando eu fico estressado, eu congelo, então eu preciso descobrir como não me estressar"). O plano simples coloca o ônus do lado de fora para estancar o que está contribuindo para as coisas darem errado sempre. Isto não vai funcionar muito bem.

Mais difícil, porém uma alternativa mais eficaz é estar ciente do ciclo vicioso. Quando encontrá-lo, entenda quais são os gatilhos que o disparam e então aprenda a usar esse gatilho para iniciar um ciclo diferente.

"Este é o meu ciclo vicioso. Quanto custará para mim substituí-o por outro diferente? Quem pode me ajudar? O que eu preciso aprender? Como eu mudo meus hábitos e meus instintos?"

Isto funciona para empresas assim como para as pessoas. O restaurante de frutos-do-mar que tem uma queda nas vendas, pega emprestado dinheiro para comprar peixes mais frescos ao invés de cortar custos que não levará a lugar nenhum. Ou uma agência de publicidade que, após a perde de um cliente, não procura demissões mas sim contratar uma equipe mais criativa.

Queda nas vendas pode levar a um maior investimento na área de atendimento ao consumidor, não menos. Notas mais baixar podem levar a mais dedicação ao estudo com mais entusiasmo, não menos.

Isto é incrivelmente difícil. Mas identificado o ciclo vicioso e investindo na substituição dele por um ciclo virtuoso é a única e melhor estratégia. A alternativa, racionalizar e defender o ciclo com se fosse uma lei da natureza ou um hábito permanente, é trágica.

_____________
Tradizido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário