sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Se você quer ser pago pelo seu trabalho freelance...


... então ter acesso às ferramentas não é mais suficiente. Todos os concorrentes tem acesso a câmera, a teclado, a guitarra. Só porque você sabe como trabalhar com um software ou com um dispositivo não significa que não existirão amadores que adorarão fazer o seu trabalho de graça, ou que aparecerá alguém querendo fazê-lo mais barato.

... então disser "como você ousa" não é o caminho mais prático para você persuadir sua amiga a desistir de convidar um amigo para tirar as fotos do casamento, ou evitar o cara generoso da vizinhança a fazer o folheto com fontes de alto nível, ou impedir o artista de rock convidar voluntários para trabalhar no palco.

... então você deve encontrar e liderar uma tribo, construir uma base de pessoas que querem você, e somente você, e que desejam pagar por isso.

... então você precisa desenvolver habilidade e reputação para que essa habilidade torne claro para as pessoas que o trabalho de um amador não é nem perto do satisfatório, porque você é bem melhor e vale muito mais.

... então você pode se promover, publicando-se e divulgando-se, mostrando sua cara e fazendo seu trabalho, e o faça de um jeito que não haja espaço para substitutos.

É verdade, se alguém quer um trabalho profissional, deve contratar profissionais. Mas também é verdade que amadores estão felizes em fazer de graça os trabalhos que estes profissionais cobram para fazer, o melhor (e único) caminho para receber pelo seu serviço e redefinir a natureza do trabalho profissional.

Escassez é um grande negócio para aqueles que possuem o que é escasso. Contudo, quando a escassez vai embora, é necessário ter algo mais.

_______
Tradução de Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário