Um site inova ao usar o cinema como forma de difundir novas ideias mercadológicas e regatar o espírito empreendedor dos leitores.
Espalhar ideias empreendedoras e criativas por meio de análises de filmes e embasadas em conceitos corporativos contemporâneos.
Este é o principal objetivo do CINEBusiness, um site que procurar aliar negócios, cultura e empreendedorismo em artigos escritos (ou falados) por profissionais de várias áreas de atuação.
No ar desde 2010, o CINEBusiness
passa atualmente por sua maior reformulação. Com nova logomarca, layout
moderno, imagens maiores e mais atraentes e com gestão profissional, o
site mostra que pretende, de fato, conquistar seu espaço no universo
digital e ampliar sua base de leitores.
O
projeto surgiu no final de 2009 quando Enrico Cardoso, profissional de
marketing natural de Volta Redonda, pensou em transmitir às pessoas que empreendedorismo não é um dom, mas sim uma questão de iniciativa aliada a técnicas empreendedoras que poderiam ser ensinadas, aprendidas e difundidas.
Enrico sempre acreditou que a cultura era o melhor canal para crescimento pessoal: “temos que focar na cultura como ponto de aprendizado”, afirma o jovem empreendedor.
Pensando nisto, deduziu que a melhor maneira de espalhar suas ideias
era por meio de um blog que usasse o cinema como meio de divulgação e
ensinamento. “O cinema é um canal para que possamos ampliar a bagagem cultural das pessoas e, com isso mudar suas ideias”, acredita.
Foi
com este foco que, em janeiro de 2010, ele se juntou com Alexandre
Viveiros, Marcus Vinicius Paiva e Wendell Carvalho e fundaram o CINEBusiness, cujo primeiro artigo foi uma análise sobre a ganância corporativa tendo como referência cinematográfica o megassucesso Avatar.
Inicialmente com apenas quatro colaboradores, hoje o site conta com 15 profissionais das mais diversas formações e experiências.
Todos têm o compromisso de postar um artigo por mês e contam com
liberdade para escolher o tema a ser abordado e, claro, o filme em
questão. Porém, agora, eles devem seguir o Manual do Autor,
um conjunto de padrões e regras que aborda desde a forma e limite dos
textos até questões de autoria e pontualidade na entrega dos artigos.
O CINEBusiness está em busca de novos leitores.
Para isto, está orientando suas luzes para o público jovem,
normalmente universitários, que adoram cinema, são ávidos consumidores
de filmes, “heavy users” em internet e antenados com as novas tecnologias.
Desta forma, os administradores do CINEBusiness
se preocuparam com a posição do site na busca orgânica do Google.
Técnicas de SEO foram implementadas e os artigos têm estrutura aprovada
pelo W3C para melhor performance nos navegadores.
Além disso, o CINEBusiness da agora, início a uma versão mobile do site.
Todas estas preocupações apontam para uma maturidade do site e também de seus gestores.
Seu
fundador, Enrico Cardoso, aplica na prática tudo aquilo que prega em
suas palestras e cursos de gestão de marcas, branding e marketing:
ideias e atitude. “Olhando o primeiro site, que ainda está no ar, é
possível ver que demos um salto gigantesco em qualidade”, orgulha-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário