sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Comunicação Integrada é o Diferencial

As mídias sociais trouxeram, sem dúvida, uma facilidade muito grande para os profissionais de marketing quanto ao acompanhamento de companhas, pesquisa do público alvo e coleta dos feedbacks. A agilidade na interação nestes meios é um ganho substancial em termos de custos e velocidade de resposta. Contudo, as mídias sociais, por si só, não são revolucionárias quando falamos de acertividade publicitária, branding, marketing. Por mais interativas, inovadoras e abrangentes que elas sejam, as mídias sociais são apenas o meio e não o fim.

Profissionais de marketing precisam ficar alertas para não cair no canto das sereias que parece ser o mercado publicitário que estas  mídias oferecem. O foco no canal de divulgação não é garantia de sucesso. Os conceito de marketing não podem ser totalmente subvertidos; eles evoluíram mas continuam aí balizando o conhecimento e orientando profissionais e empresas em busca da conquista do cliente.

As etapas para construção de campanhas de sucesso partem do inicio primordial do marketing: identificar o público-alvo. É necessário para o profissional de marketing ter uma clara ideia de quem ele deve atingir para direcionar o que será dito,  para quem será dito e de que forma; avaliar qual resposta deve buscar com a campanha e qual interesse deve despertar no receptor. Em seguida, selecionar a mensagem procurando captar a atenção, o interesse, o desejo e a ação daquele que a recebe.

Só então estaremos preparados para escolher quais mídias utilizar. Neste ponto é necessário refletir sobre o uso das redes sociais, das mídias digitais e sobre a eficiência e alcance delas junto ao público-alvo, se ele trasita e interage com o veículo e se a empresa ou a marca para qual e campanha está sendo criada está presente nestas mídias. A gestão de comunicação dos diversos veículos cria um guarda-chuva de exposições ao cliente que percebe, mesmo que institivamente, a integração das mídias entre si e a forma como a campanha o atinge. A chance de sucesso é maior.

Não podemos esquecer da coleta dos feedbacks para corrigir possíveis falhas e avaliar o impacto da campanha sobre o público. As métricas são fundamentais para determinar se os objetivos traçados foram de fato atingidos. Marketing não é para aventureiros ou curiosos, é para quem tem conhecimento das complexas relações entre clientes e empresa possuindo sensibilidade e expertise necessárias para construir relacionamentos mercado/público-alvo duradouros e positivos para as empresas.

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