terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Internet precisa da TV ?

Existem negócios que precisam de divulgação de massa. Caso sua empresa produza, venda ou comercialize produtos comuns para pessoas comuns  (Seth Godin, "Sundae de Almôndegas", Ed. Senac Rio, 2010), sem dúvida, a TV ainda é bastante atrativa. Esta empresa necessita atingir milhões; de todos os nichos, de todos as classes e em todos os lugares. A internet, neste caso, é apenas mais um meio de divulgação onde seus produtos precisam ser alardeados; é mais uma mídia para o gerente de marketing se preocupar e reservar uma pequena parte da verba. E provalvemente esta função é desempenhada por um assistente de marketing que, com traquejo na web, será o responsável em fazer esta divulgação.

Num cenário como este, vemos que é difícil para a maioria dos negócios perceber que os tempos são outros e que mudanças avassaladoras no hábito de consumo das pessoas estão acontecendo. Claro que há certos produtos que precisam ser anunciados para as massas; não estamos vivendo o fim da TV como principal veículo de propaganda, mas estamos presenciando sua perda de poder e de importância num mundo onde o consumo está migrando para cliques e o desejo do consumidor está, a cada dia, mais particular e personalizado.

A TV é ruim para atingir a nichos de mercado. E hoje encontramos micro-nichos onde grupos restritos de pessoas compartilham desejos bem específicos, porém estão dispostas a pagar caro para atender aos seus anseios consumistas. Neste mercado, a internet é promissora. Ela é o principal (senão, único) meio de atingir estes grupos. Analisemos a Amazon.com: nenhuma livraria se compara a ela, no mundo físico isto é impossível porque a Amazon atende a vários nichos, todos os nichos e micro-nichos do mercado literário. Nela, pode-se comprar todos os best-sellers a venda em qualquer livraria da esquina além de livros específicos, muito específicos! E a Amazon não precisa de TV para fazer anúncios. Ela precisa, sim, aparecer nas buscas Google, Bing e Yahoo quando internautas digitam seus desejados livros nestes sites.

Somente novos negócios terão sucesso no Novo Marketing; negócios que tragam gravados no seu DNA os conceitos e desejos dos consumidores deste novo mercado mundial digital cibernético que é a internet. Não dá para "adaptar" um empreendimento de sucesso do século XX para os padrões de consumo do século XXI. É necessário recriá-lo, reconstruí-lo, repensá-lo! O mercado tradicional como conhecemos não vai morrer; vamos sempre necessitar de produtos de massa, comuns. O que se revela é que estes negócios não serão mais tão atrativos ou lucrativos como foi no passado. Ou não serão daqui a bem pouco tempo. Como mostra este video no blog de Erick Waldstein,  compreender o mundo será compreender esta geração que está vindo aí mudando tudo. Os negócios também tem que mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário