segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comunicação 360º

A comunicação integrada de marketing, ou CIM, que vimos no post passado, objetiva construir uma abordagem planejada de como chegar ao público-alvo identificando-o e definindo a linguagem através da qual devemos atingi-lo; apontando e definindo a resposta esperada deste público-alvo; selecionando a mensagem e determinando as mídias para, no final, coletar o feedback e analisar os dados.

O profissional de marketing deve alinhar as estratégias do CIM para ter o direcionamento correto no levantamento das questões que envolvem uma estratégia de comunicação que misture mídias, veículos e abordagens diferentes para envolver o público-alvo e transmitir a ele sensação de envolvimento da marca/produto/serviço no universo onde ele transita. Este mix de comunicação, ou seja, a combinação de áreas como propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing é chamado por Mariana Oliveira de comunicação 360º.

Um profissional de marketing com visão estratégia consegue, por meio de ambas as ferramentas construir uma comunicação mercadológica muito mais eficiente, moderna e em alinhamento com as exigências do consumidor atual saturado por milhões de mensagens publicitárias a cada dia. Só com um planejamento adequado das ações de comunicação alinhado com ferramentas integradas de marketing será possível chamar a atenção deste consumidor e cativá-lo. Não adianta mais as empresas tocarem a música, elas tem que seduzir o consumidor e chamá-lo para dançar; se a abordagem for correta, ele aceita o convite.

2 comentários:

  1. A frase que pra mim foi o "grande lance" é : "Não adianta mais as empresas tocarem a música, elas tem que seduzir o consumidor e chamá-lo para dançar; se a abordagem for correta, ele aceita o convite" . Hoje aquele marketing antigo não faz mais o mesmo efeito. Colocar uma propaganda na TV já não garante mais oq garantia antes. Estudando a maneira certa de falar, onde falar e para quem falar você consegue acertar mais e na maioria dos casos hoje com a ajuda da internet usando menos recursos ($$$ e \0 \0 \0) .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. A comunicação 360º é isso. Dinâmica e inovadora traz um novo conceito em relacionamento com o cliente, trazendo essa união de ferramentas úteis. Um profissional que realmente adote o modelo 360º saberá chamar a atenção desses consumidores.

    ResponderExcluir