segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Santa Maria: O Erro de Muitos Anos

Triste, muito triste a tragédia que ocorreu em Santa Maria. Vários jovens, na flor da idade, tiveram suas vidas deletadas por conta de um incêndio iniciado por motivos idiotas num ambiente irregular (para se dizer o mínimo). O que ocorreu na boite Kiss foi extremamente lamentável, porém o mais indignante nesta história é o fato de que vários jovens tiveram suas vidas abreviadas por conta de mentalidades tacanhas e mesquinhas, fato este que impera nas casas noturnas e casas de shows no país inteiro.
Quando as primeiras vítimas chegaram a imprensa declarando que "por vários minutos" os seguranças impediram a saída das pessoas por acreditarem que o tumulto se tratava de uma briga, é revoltante. Mesmo que fosse briga, é inconcebível manter pessoas confinadas num ambiente com pancadaria, sujeitas a toda sorte de lesões só porque é necessário "pagar a comanda".
Embora revoltante, esta mentalidade é extremamente comum em nosso país. Tratam clientes, que pagam para estar ali, como um bando de moleques caloteiros ou com desrespeito que beira a insanidade e isto em todas as esferas do nosso "show biz". Em eventos grandiosos como o Rock n Rio, cujo ingresso custa por volta de R$ 200,00, os clientes (que pagam caro pelo ingresso) eram obrigados a andar por distâncias enormes até chegarem ao local . No último show da Lady Gaga, em São Paulo, outro exemplo negativo onde clientes (que pagam caro, muito caro pelo ingresso) eram extorquidos por taxistas à caminho do show ou eram obrigados a andar em transportes públicos super lotados. Isto tudo só para chegarem ao local.
Uma vez, dentro do local do show, os clientes ainda tinham que se "dar por satisfeitos" com os serviços de infra-estrutura que eram oferecidos e rezar para não serem vítimas de roubos. Os organizadores se defendem afirmando que transporte é obrigação do poder público e que em eventos desta magnitude, percalços como roubos e furtos, infelizmente, acontecem. Eles não estão de todo errado, mas em suas declarações, fica claro que eles estão mais preocupados em livrar a própria pele do que dar uma explicação satisfatória ao seu cliente (aquele que paga para estar ali).
Esta prática tem que mudar. Quando teremos gestores que, de fato, pensarão no cliente? Parece que para estes organizadores de shows, de qualquer cidade e de qualquer porte, os clientes (que pagam para estar lá) são apenas felizardos de um sorteio, ou são tratados como se tivessem ganhado um indulto para estarem lá e que, por isto, devem aceitar o que lhes é oferecido. Bom atendimento? Segurança? Livre acesso? Esquece... são luxos que vocês não merecem... fiquem felizes por estarem aqui!
Rezo para que a morte destes jovens mude a mentalidade de todos nós e das esferas competentes deste país. Pagamos para usufruir de momentos de lazer e, como clientes, temos que exigir bom atendimento, segurança, respeito.
Foquem, senhores, nos clientes, nas pessoas para as quais todos estes eventos são feitos. Os senhores podem ganhar dinheiro respeitando a segurança de todos e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário