sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mídia lenta


Mídia lenta é paciente. Não tem um deadline. Não é medida em centímetros para coluna de jornal. Ela pode ser calma em vez de sensacional, profunda em vez de superficial.

Na era do "Últimas notícias, anúncio das indicações ao Emmy!" e 140 caracteres, é meio surpreendente percebermos que nós também estamos vivendo a era de ouro da mídia lenta.

Durante anos, nas manhãs de domingo, você poderia me encontrar sentado na minha garagem, recém chegado de uma missão ou de outra, ouvindo a entrevista extraordinária de Krista Tippett no rádio. Graças à web, não há mais a necessidade de se sentar em seu carro, e uma inovadora abordagem de Krista está se espalhando. Passar 90 minutos no estúdio com ela para criar a mostra da semana foi, para mim, um dos destaques da minha carreira.(download, em inglês)

Quando há espaço ilimitado na prateleira permitindo ilimitados podcasts, com duração ilimitada, o objetivo não é fazer com que o programa entre no ar o mais rápido possível e nem torná-lo mais "barulhento". Em vez disso, o objetivo, como o objetivo de um bom livro, é dizer algo valha à pena ser dito, e fazê-lo de uma forma que valha à pena esperar por ele.

O desafio era promover a sua ideia para que ela chegasse ao rádio ou entrasse no jornal. É claro que, ao longo do caminho a sua ideia era truncada, editada mal interpretada, amplificada ou simplificada, porque o espaço da mídia, muitas vezes escassos, exigia isso.

Hoje, o desafio é, como Krista tem mostrado, ser perspicaz o suficiente e paciente o suficiente para usar o tempo (ilimitado) para criar uma mídia lenta mas que as pessoas realmente querem ouvir. Nem todas as pessoas, é claro, mas o suficiente. Mídia não para as massas, mas a mídia para o diferente, para as pessoas que se importam. Pode não ser uma mídia óbvia, ou fácil de compreender ou a mídia de fácil digestão, mas tudo bem, porque a mídia lenta não é mídia de massa. Mídia lenta não é para as massas distraídas, é para poucos focados.

Um dos maiores privilégios de publicar "The Icarus Deception" e "V is for Vulnerable" é que eu tive a oportunidade de conversar com alguns podcasters surpreendentes. E para fazê-lo lentamente. Com foco.

Vá em frente e se escreva para alguns. Mídia lenta é bom para nós.

__________________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário