segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Levemente Recompensado (Levemente Punido)

Para a maioria de nós, não são as grandes armadilhas que nos atrapalham, mas sim as pequenas.

Toda vez que eu perco o passo e me distraio ao não checar meus emails (centenas de vezes num dia ruim), eu ganho um pequena recompensa. Eu tenho a satisfação de começar e terminar um projeto, uma vez e de graça.

Para muitas pessoas, todas as vezes em que elas bebem uma Coca-cola no lugar de um copo d'água, elas ganham uma pequena punição por trocar um prazer por outro. Uma Coca nunca vai fazer mal a ninguém, mas centenas delas vão te engordar.

Uma forma de mudar de comportamento é ficar atento quantas vezes estes pequenos eventos ocorrem, pois vê-los do parapeito da sua janela alinhados um atrás do outro pode ser suficiente para fazer você mudar de ideia. Uma outra forma é tornar estes eventos mais "barulhentos". Eu tenho certeza que se eu ganhasse um choque elétrico toda vez que parasse de ver meus emails, eu só iria fazê-lo uma vez ao dia.

_______
Tradução de Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário