segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Do Genérico para o Específico (ou vice-versa)


Não há dúvidas de que é mais fácil começar um negócio (ou um projeto) sobre algo específico.

Quanto mais específico, melhor. Quando você tem um punhado ideal de potenciais clientes e uma solução que é customizada e perfeita para eles, torna-se mais fácil ainda iniciar do que quando você tem que oferecer tudo a todo mundo.

E não é só isso, com o específico é mais fácil ser notável, surpreender expectativas e criar repercussão porque você sabe precisamente o que vai encantar o cliente.

Uma vez mestre no específico, você pode tornar seu trabalho mais genérico porque você já tem o fluxo de caixa, a reputação e a experiência.

O outro lado da moeda é interessante: se você de algum modo conseguiu, contra todas as adversidades, sucesso no genérico, a mudança para o específico torna-se quase sem esforço algum. Se você pode mudar sua ação reflexiva que constantemente empurra você para as massas, o mercado que você escolheu irá abraçar o fato que você, o cara do genérico, está, de fato, focado neles, os específicos.

_______ 
Tradução de Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário