segunda-feira, 11 de julho de 2011

A hora é agora, senão muda tudo de novo

O mundo sempre mudou, sempre esteve em transformação. Isto é tão velho quanto o próprio mundo. Mas o que é novo é a velocidade das mudanças. Na na virada do século XIX para o século XX , uma profunda alteração no modo de vida das pessoas aconteceu. A industrialização transformou a forma como as pessoas viviam, acelerou o ritmo das coisas. Um artesão podia levar semanas para entregar uma encomenda, mas a fábrica podia produzi-la em horas e entregar em dias. Naquela época, como hoje, a principal ferramenta transformadora é a tecnologia. Somente ela é capaz de alterar o status quo tão rapidamente.

A medida que os computadores vão se entranhando em nosso contidiano, vão mudando nossa percepção de tempo. Explico e exemplifico. Cerca de 20 anos atrás não tínhamos internet e compudor pessoal era caríssimo. Poucos tinham. Entregar um relatório de vendas, por exemplo, no final do mês, podia esperar cinco dias. Os PC's baratearam, todo mundo aprendeu a usar o Word. O tempo para entregar o tal relatório passou para um dia, a final de contas, não precisava ser mais datilografado (conhecem esta palavra?). Hoje, os computadores estão em nossos bolsos disfarçados de telefones, deram até outro nome: smartphone. A internet está em todo o lugar e seu chefe não quer mais esperar um dia para receber o relatório de vendas. Na verdade, ele não quer esperar nem um minuto. Ele quer o relatório on-line em real time... e você que se vire para consegui-lo. Mudaram até os relatórios: eles deixaram de ser mensais (não se pode mais esperar um mês para tormar decisão sobre algo, que dirá vendas).

Mundanças como estas estão ocorrendo a todo momento. E cada vez mais rápido. Há dois anos falávamos muito sobre o marketing nas redes sociais, sua novidade, como lidar com ele, como atrair a atenção do público e converter isto tudo em lucro, visibilidade e promoção para a empresa. Agora a tendência já é outra e fala-se em geo-marketing ou marketing de localização devido a capacidade dos aparalhos móveis informar a posição do consumidor via GPS. Um não exclui o outro, ambas estratégias de marketing co-existem e evoluem juntas.

Muito complicado? Talvez. A melhor forma de estar preparado para mudanças tão rápidas é estar dentro da nave das mundaças. Isto mesmo. Tentar se adaptar estando de fora, ou melhor, não estando profudamente envolvido com as novas tendências que surgem a todo momento torna-se muito mais dificil acompanhar as guinadas e curva que a nave faz. Não dá para seguir, tem que estar dentro do que acontece, senão tudo muda  de novo e não se sabe mais qual a nova direção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário