segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Blackberry a procura de um comprador

A empresa canadense BlackBerry revolucionou o mercado de celulares ao lançar seu aparelhos inteligentes, modernos e incrivelmente versáteis. Neles, era possível navegar na internet como nunca antes, baixar aplicativos não-nativos e digitar texto no seu teclado QWERTY tão rápido como num PC. Isto foi há mais de uma década.

Hoje, na era pós-iPhone, os aparelhos da BlackBerry parecem relíquias de um passado distante. O touch-screen, os apps e a facilidade da Apple Store foram avanços que vieram rápidos demais para os executivos da empresa canadense. O crescimento dos aparelhos Android também.

Durante um tempo, os executivos da BlackBerry acreditavam ter uma sólida posição no mercado corporativos e as inovação vindas com iOS ou Android não os atingiriam. Afinal, ter um BlackBerry é sinal de status (até o presidente Barack Obama tinha o seu).

Contudo, o mercado passou a querer outros tipos de smartphones e desprezou as pequenas telas, o teclado QWERTY e a navegação por "mouse". A companhia viu seu market-share minguar à olhos vistos e todas as ações e lançamentos para recuperação do mercado não funcionaram. Alia-se a isto, estratégias de marketing confusas e campanhas publicitárias desastrosas. Até mesmo no lançamento de seu último aparelho, que levava consigo a esperança de recuperar parte do mercado perdido, o BlackBerry 10, a BlackBerry lançou um anúncio ineficaz, que não mostrava para seu público-alvo quais as verdadeiras inovações do dispositivo. A venda do aparelho, segundo a empresa, foi de 1 milhão de unidades.

Enfim, nesta semana a BlackBerry anunciou que está em busca de compradores. A empresa anunciou a criação de um comitê que estudará qual a melhor saída para a companhia.Segundo a agência de notícias Reuters, a BlackBerry manifestou o desejo de se tornar uma empresa privada. Esta notícia elevou as ações da companhia em 5%.

Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário