segunda-feira, 22 de julho de 2013

Classificar e pesquisar


Pesquisar é algo poderoso, essencial e lucrativo. Google mostrou quanto valor pode ser criado quando você permite que as pessoas encontrem facilmente o que elas querem.

Classificar, por um outro lado, é facilmente negligenciado e é uma coisa que a maioria de nós pode facilmente trabalhar mais.

Por exemplo, a maneira como um restaurante classifica os vinhos na carta de vinhos trará um dramático impacto no que as pessoas vão pedir. Se você listar os vinhos baratos primeiro, as pessoas provavelmente vão acabar gastando menos. E quando a sua carta de vinhos migra para um iPad onde o cliente pode ordenar a lista por preço, popularidade e outros indicadores, os padrões de consumo mudam instantaneamente.

Hoteis.com, Zagat, Kayak e centenas de outros sites permitem que você classifique por qualidade, ranking ou preço. Isto não apenas muda a maneira como escolhermos, muda também o comportamento daqueles que são ranqueados. Uma vez que a métrica de ranqueamento se torna popular (ou padrão), então aqueles que são ranqueados vão trabalhar para que sua posição no rank suba. Nenhuma surpresa. Então, como pode que Airbnb.com não permite que os usuários ranqueiem os lugares pela qualidade do seus reviews? Isto não custaria quase nada para eles, mas mudaria dramaticamente quão duramente um estabelecimento trabalharia para ganhar boas avaliações.

Quando alguém encontra o que você quer, você deve escolher a ordem do que é oferecido, e você também deve escolher se permitirá ou não que o usuário classifique por outros atributos. Alguns blogs não permitem que você ordene os artigos por popularidade, mas isto certamente mudaria a maneira como você consumiria os artigos se eles deixassem.

Classificação alfabética, numérica, por ordem de chegada são padrões que basicamente tiram o corpo fora. Elas sugerem que uma busca simples é tudo que o usuário procura, mas quase nunca este é o caso. Usuários querem que você construa a informação na ordem das coisas. Quando nós temos coragem (e a tecnologia) para oferecer uma classificação relevante, nós apresentamos um ponto-de-vista, e treinamons nossos usuários assim como nossos fornecedores/parceiros.

Quando ranqueamos pessoas ou os produtos que produzimos, nós temos a oportunidade de não apenas mudar a maneira como as pessoas selecionam, nós mudamos também aquilo que nós fazemos.

Por Seth Godin


Nenhum comentário:

Postar um comentário