terça-feira, 25 de junho de 2013

Diferente ou notável?


Diferenciação para os profissionais de marketing tem uma longa e óbvia história. Quando você enxerga concorrência, você diferencia.

Compre o meu, eu posso provar que é diferente.

Eles oferecem X, eu ofereço Y. O deles custa isto, eu meu custa aquilo.

O negócio é o seguinte, a diferenciação é egoísta. É o ato do marqueteiro com intenso interesse em seu segmento de mercado, é dentro do beisebol, profundamente pensado sobre quais os motivos que alguém deveria comprar as minhas coisas em vez de comprar as deles.

A maioria dos consumidores, é claro, não tem a mesma visão egoísta do mercado, o mesmo conhecimento obcecado das características e benefícios.

Diferenciação não é a vaca roxa. Isto é de fato uma leitura errada intencional sobre o que eu venho escrevendo, geralmente por pessoas que não as leem...

Notável não tem nada a ver com o profissional de marketing. Notável está nos olhos do consumidor, da pessoa que "nota". Se as pessoas falam a respeito do que você está fazendo, isto é notável, por definição.

O objetivo, então, não é desenhar algum gráfico de posicionamento e anunciar que você diferenciou seu produto. Não, a oportunidade é verdadeiramente criar algo sobre o qual as pessoas vão decidir falar à respeito, sem considerar o que a concorrência está fazendo.

__________________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário