segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Aplicativo sincroniza várias sequências de video


Entre os vários posts de hoje - é claro que a grande maioria sobre o mega evento do Oscars 2013 - percebemos um em especial que pode, de certo modo, revolucionar (sim, a palavra é esta) a divulgação de videos amadores e semi-profissionais na grande rede.

Em 2005, um serviço chamou a atenção do grande público ao permitir a publicação de videos na rede tornando cada usuário um potencial "produtor" de filmes dada a facilidade de propagação que estes filmes poderiam ter na internet. O impacto deste serviço foi irreversível, seu nome é YouTube. Um ano depois, os jovens do PayPal fundadores do site venderam seu negócio ao gigante de buscas Google. Hoje é quase impossível imaginar a web sem ele.

Mesmo o YouTube, um dos serviços que mais movimentam a internet em trânsito de dados no mundo, apresenta sinais de cansaço. O Google se esforça para mantê-lo conectado a praticamente todas as redes sociais relevantes do planeta. Contudo, há algo que nem o Google conseguiu resolver: todos os videos publicados no YouTube são a visão única de um usuário. Não há como compartilhar a transmissão. Em outras palavras: o vídeo em si não se relaciona com outros muitas vezes produzidos num mesmo momento e no mesmo lugar.

É exatamente neste gap que um serviço web pretende fincar suas raizes. O Switchcam Director sincroniza filmes de diferentes dispositivos e junta tudo numa mesma "transmissão". O algorítmo procura, inclusive, a sincronização do som entre as diversas fontes de video. O resultado é realmente surpreendente. O serviço ainda está na sua versão beta, mesmo assim já diz ao que veio.

O Switchcam Director almeja ser o crouwdsourcing para produção de videos multi-canais. Desta forma, usuários diferentes poderão postar seus videos e vê-los fazer parte de uma produção maior. Será esta a alternativa definitiva ao broacast tradicional das grandes redes de televisão? Por muito menos, empresas grandes apostaram no YouTube como veículo alternativo de video. E agora? Já imaginou assistir ao jogo do seu time sob um número quase ilimitado de câmeras? Ou um show sob qualquer ponto de vista?
Incrível!

Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário