quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ideal, média e fora-da-curva


Generalizações são o coração da tomada de decisão em marketing. Quando olhamos para um público - clientes, prospects, constituintes - tomamos decisões sobre o todo baseado em nossas suposições sobre os indivíduos dentro do grupo.

Mas estamos baseando essas generalizações sobre a nossa visão do membro ideal da tribo, o membro médio ou o fora-da-curva que chama a nossa atenção?

É fácil, por exemplo, defender as famosas e caras universidades se você se concentrar sobre a situação ideal. O aluno ideal, recebendo instruções do professor ideal e tendo progresso ideal. Ninguém pode discutir contra isso.

Por outro lado, quando vemos o fora-da-curva (a pessoa que está manipulando o sistema, ou que está sendo prejudicada por ele) é fácil generalizar com precisão na outra direção, decidindo que não vale a pena salvar o sistema todo.

E, finalmente, é tentador confiar na média, se resume populações de pessoas em simples números. O problema ao fazer isto, é claro, é que, se um pé está num balde de água com gelo e o outro está para ser escaldado, na média, devo estar confortável.

Antes de se começar a tomar decisões sobre mercados, tribos e política, precisamos ter clareza sobre quais os sinais que estamos usando e o que estamos tentando nos concentrar ou melhorar.

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Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

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