A adoção, em maior ou menor grau, de um ou outro elemento deve considerar fatores que influenciam diretamente da efetividade do mix de comunicação e precisam ser analisados em detalhes antes da criação de qualquer campanha publicitária ou plano de comunicação integrada de marketing.
O primeiro fator é a natureza do mercado, onde devemos considerar o tamanho do público-alvo. Quando o mercado é composto por um pequeno número de compradores, a venda pessoal pode ser uma técnica eficaz. Em contra-partida, num mercado com grande número de potenciais clientes espalhados por grandes áreas, a adoção de propaganda de massa torna-se relevante.
A natureza do produto/serviço é o segundo fator que impacta diretamente no mix de comunicação de marketing. Produtos standard e com pouca ou nenhuma customização dependem menos de discuso de vendas para serem vendidos do que produtos personalizados. Quanto maior a personalização, maior o eforço de venda e maior a margem de lucro.
Conhecer em qual estágio do ciclo de vida de um produto/serviço é fundamental para escolha do tipo de mix deve se criar. Todo produto/serviço tem um ciclo de vida: introdução ou inicial, crescimento, maturação, saturação e declínio. Para cada estágio, o profissional de marketing deve traçar uma estratégia e preparar um mix diferente. Analisaremos este fator de relevância em outros artigos devido a sua relevância e desdobramentos bastante interessante.
As estratégias de vendas são os últimos fatores que devemos considerar antes de traçar um plano de comunicação integrada por meio de um mix de comunicação e marketing. Estratégias push e pull, ou seja, empurrar e puxar. O push consiste em empurrar, literalmente, os produtos pelos canais de distribuição até os consumidores finais. Já o pull, foca no cliente despertando neste o interesse pelo produto, a demanda aumenta "puxando-os" pelos canais de distribuição. Uma abordagem mais moderna busca o esquilíbrio entre ambas as estratégias.
Como vimos, a avaliação dos fatores relevantes em conjunto com os elementos do mix de comunicação e marketing relevam ao profissional de marketing uma estratégia cuidadosamente planejada para a criação de um plano de marketing que leva a empresa a atingir seus objetivos por meio de uma comunicação eficiente com o mercado e o consumidor final.
Silvio o texto está muito bem escrito e muito bom de ler. Você conseguiu fazer um texto totalmente conceitual e introduzir um assunto novo, que dá vontade da gente correr atrás de maiores informações e aprender mais sobre os MIXs. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado, Erick e valeu pela dica. A ideia é essa: promover tópicos de marketing para discutirmos e trocarmos ideias. Abrs
ResponderExcluir