segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Planejamento e Comunicação Integrada

O mercado está receptivo, porém cauteloso. Diversos empreendedores, empresários e mesmo gerentes estão convencidos da necessidade em utilizar a internet como eficiente canal de divulgação, relacionamento com clientes e vendas. Contudo, devido à grande pulverização de ofertas e uma avalanche de discursos milagrosos, a decisão em aprovar orçamento e dedicar esforços, tempo e recursos na implantação de uma estratégia de marketing digital faz com que estes tomadores de decisão hesitem. Muitas vezes, preferem executar ações já conhecidas mesmo que sem os resultados de outrora a ousar numa campanha inovadora no mundo virtual.

Para vencer as barreiras das mudanças e diferenciar-se num mercado repleto de especialistas, é necessário ao profissional de marketing fazer uso de um minucioso planejamento do mix de comunicação - considerando suas variáveis e satisfazendo as necessidades e desejos dos clientes da empresa.Cabe ainda a este profissional desenvolver um plano de gestão de comunicação de marketing definindo objetivos, estratégias, verbas e coleta de feedback alinhados com os planos organizacionais do cliente. Desta forma, o convencimento se dará por meio de uma proposta sólida e mensurável.

Profissionais de marketing e comunicação devem considerar que o universo digital, embora promissor e em franca expansão, é apenas o meio pelo qual a empresa deve chegar a  seus clientes. Portanto, o alinhamento de ambos, empresa-clientes, deve apresentar a sinergia necessária para que a magia aconteça, caso contrário, o esforço pode não atingir os objetivos traçados. Em outras palavras, é necessário que o negócio da empresa esteja "preparado" para migrar para este novo marketing e fazer uso da linguagem e dos meios que seus cliente utilizam.




4 comentários:

  1. Realmente, nos dias de hoje ainda existem profissionais e empresas que não acreditam no poder da internet. Pior ainda, se lançam dentro dela à deriva porque não entendem que sua linguagem pouco tem haver com as mídias convencionais (ou tradicionais).
    Além desse ponto, existem profissionais que estão à frente do tempo organizacional de suas empresas empregadoras (organização 1.0 ou 2.0 com profissionais 3.0 = problemas! Rsrsrs). Você tocou em um assunto repleto de "gargalos"!!!
    O equilíbrio entre o convencional e o virtual, hoje no meu ponto de vista, deve ser a receita básica para uma boa campanha promocional (ou institucional) e cabe a nós, profissionais da área ter o domínio dessa balança.
    Parabéns!

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  2. As empresas devem planejar suas ações em conformidade com o perfil do seu público-alvo. A internet é mais uma ferramenta (super poderosa) de comunicação empresa e cliente.
    Em alguns casos poderá mesmo não corresponder aos objetivos da empresa por falta de adequação ou erro de planejamento da campanha. Antes de mais nada devemos conhecer o nosso público alvo, saber onde se encontra e qual a melhor forma de interagir com ele.

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  3. Bem colocado. Sei de um caso no qual a empresa decidiu entrar para o comércio eletrônico e para as redes sociais, mas não houve um preparo interno para que tudo corra bem. Isso é muito arriscado. Todos os processos devem estar funcionando bem, caso contrário o que acontecerá é apenas insatisfação. E a máquina de distribuição de informação em massa(FB E twitter) que seria usada para promover a marca, passará a ser usada como meio de destruição da mesma.

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  4. Parabéns Silvio Luis.
    Não sou especialista na tua área, mas estou buscando muita informação nas mídias sociais,na internet como um todo,e, estou encontrando conteúdos maravilhosos.
    Acredito que a educação tecnológica deveria ser uma das disciplinas básicas, desde a 1ª série do ensino fundamental,porque nossa criança nasce e no 1°aninho já se liga na telinha do computador,e, se for bem orientado, juntamente com os mecanismos de segurança, essa criança se tornará um adulto promissor.

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