sexta-feira, 21 de junho de 2013

A maldição da frequência


A verdade mais incontestável de marketing de venda: freqüência melhora o compromisso.

Se você promove dois brides para 100 pessoas, isto vai levar a mais vendas do que se você promovesse um brinde para 200 pessoas.

Frequência galvaniza a atenção e melhora a confiança. (Pelos menos um tipo de confiança).

A maldição, é claro, está no fato de que as melhores pessoas do seu público, aquelas que estão ouvindo com mais atenção, tem que ser aborrecidas/perturbadas pelas mensagens que aparecem sempre depois que elas tomarem uma ação. Algumas pessoas se comprometem logo no primeiro dia da primeira semana, ou compram o livro no dia que ele é lançado. Esses caras não querem e nem precisam ouvir as mensagem de novo.

Pior, a frequência cria a cultura do menor engajamento.  Desde que nós sabemos que quase todas as questões importantes, oportunidades ou avisos vão ser repetidos algumas vezes, não nos envolvemos tanto. Por que se importar em ouvir, dissemos, se eles vão repetir de novo?

A linha entre frequência e perturbação é sutil na verdade. Você acredita no que você vende senão você não o faria, não se dedicaria, não o venderia. Da mesma maneira, contudo, a frequência da repetição deixa de ser um entusiasmo útil e passa a ser egoísta. E, infelizmente, não há nenhuma fórmula fácil disponível. Jay Levinson gosta de dizer que você deve mudar o seu marketing não quando seu pessoal, sua família ou sua agência dizem à você - mas quando seu contador o faz.

Eu vou confessar que eu sou ruim nisso. Eu me sinto bem quando alegremente, eu digo, "Eu fiz isso", mas não tão bom em dizer isto duas ou três ou, sim, 19 vezes.

Eu gostaria de dizer a você que existe uma solução mágica em não repetir as coisas como profissional de marketing, em respeito os melhores e mais brilhantes da sua tribo e em ser capaz de simplesmente sussurrar sobre o seu novo projeto. Esta abordagem funciona super bem se você está focado em criar mercadorias únicas, escassas (artistas sofisticados, estrelas do jazz e pequenos restaurantes não precisam gastar muito tempo relembrando as pessoas sobre suas últimas ofertas), mas na maioria do tempo, quando você trabalha para alcançar os objetivos, a frequência funciona.

Maldição ou não, o fato permanece: frequência funciona. Vamos ficar pressos a ela por um tempo, eu receio.

___________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário