terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os sofisticados


Todas as profissões os criam. Médicos e advogados, claro, mas também palestrantes, programadores e peões de rodeios.

O sofisticado é aquele que está do outro lado do abismo e o picareta, o amador, o novato auto-destrutivo estão do outro.

O sofisticado sabe como andar, como falar e como se preparar, mas a maioria, sabe como engajar-se conosco num modo que amplifica seu profissionalismo. Nós gastamos meses em escolas de negócios, em cursos médicos e em acampamentos ensinando pessoas a serem parte desta tribo, para estabelecer que elas são, de fato, parte do grupo.

As pessoas que ficam de fora de uma feira comercial, aqueles que são rejeitados em todo emprego ao qual se candidata sem se quer ser chamado para uma entrevista, os que não ganham nossa atenção nem nossa confiança - isto necessariamente não é porque essas pessoas não tenham talento, é simplesmente porque elas não investiram tempo ou não tiveram coragem de atravessar o abismo para o lado das pessoas que são o verdadeiro negócio.

É divertido fazer um programa de TV com aquele que é o "peixe fora d'água", o estranho que é realmente muito bom em seu ofício. Mas na vida real, ser peixe fora d'água não é nada bom.

Sim, agir como um profissional pode ser até mais importante do que ser realmente bom naquilo que você faz. Quando tiver a opção, faça os dois.

____________
Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário