quarta-feira, 8 de maio de 2019

Público que Assiste a Video Games não Acompanha Só o Torneios de eSports


Considerando todo o entusiasmo em torno do eSports, os profissionais de marketing podem pensar que o público que assiste a outras pessoas jogarem videogames passa, principalmente, por participar de torneios profissionais e organizados. Mas esses “observadores” de videogames não estão apenas olhando para as grandes ligas.

Os videogames americanos gastam mais tempo assistindo a conteúdo de videogame em sites de streaming como Twitch e YouTube do que assistindo a torneios  eSports - cerca de 40 minutos a mais por semana, de acordo com o serviço de entrega de conteúdo Limelight Networks. Esse conteúdo consiste principalmente de amadores transmitindo ao vivo suas atividades de jogos, que podem ser assistidas ao vivo ou após o término da transmissão, não apenas dos torneios " eSports" organizados.


Prevemos que as receitas de anúncios nos EUA provenientes de conteúdo de jogos de vídeo - que incluem anúncios em vídeo em conteúdo gravado e transmitido ao vivo em plataformas digitais - chegarão a US $ 1,79 bilhão este ano. A receita de publicidade da  eSports - que inclui receitas de publicidade e patrocínio de competições organizadas - alcançará apenas US $ 178,1 milhões.

A diferença não deve ser muito surpreendente. A paisagem do eSports é vasta, com torneios acontecendo em todo o mundo ao longo do ano. Mas o conteúdo geralmente gerado por usuários amadores em plataformas de streaming é praticamente infinito.

Os vídeos de jogos também têm utilidade, com a típica busca na web por dicas ou ajuda a derrotar um chefe durão, retornando dezenas de resultados de vídeo, de modo que também pode ser uma maneira de alcançar os jogadores com vídeo, mesmo que eles não considerem jogos conteúdo de vídeo para entretenimento.

Mas o interesse real está vindo das personalidades do jogo, algumas das quais acumularam grandes sucessos em sites de streaming, alcançando status de influenciador com um segmento do público nativo digital notoriamente difícil de alcançar.

“Se você está assistindo a uma competição do League of Legends, as pessoas estão realmente engajadas e é um certo tipo de formato. É a concorrência ”, disse Brad Sive, diretor de receita da organização de esportes profissionais Team SoloMid (TSM). “Se você estava assistindo nossos streamers Fortnite, eles estão jogando e se divertindo. Mas eles também são artistas, e você gosta de assistir porque eles estão fazendo coisas divertidas, conversando com eles e se envolvendo. ”

De acordo com uma pesquisa da Nielsen no terceiro trimestre de 2018, 63% da audiência dos EUA que se identificam como usuários do Twitch e fãs do  eSports disseram que gastam mais tempo em uma semana comum interagindo com personalidades de jogos do que vendo conteúdo do  eSports. A pesquisa também descobriu que 30% desses fãs se envolviam com personalidades de jogos diariamente.

Alguns profissionais de marketing já acessaram esse ecossistema para criar canais de anúncios personalizados com uma sensação nativa, e Sive acredita que, se executado corretamente, essa estratégia pode gerar um forte engajamento.

Por exemplo, em maio de 2018, a Chipotle criou uma parceria com a recém-montada equipe de jogadores do videogame Fortnite para um vídeo do YouTube de oito minutos que mostrava personalidades do jogo comendo componentes de burritos de Chipotle enquanto vendavam os olhos.
"Com a mídia tradicional, ainda é cerca de 15 ou 30 segundos, ou agora é de 6 segundos", disse Sive. “Mas fizemos um vídeo de quase 10 minutos com Chipotle. Em 24 horas, tinha 1 milhão de visualizações no YouTube. ”

"É uma maneira totalmente diferente de programar", disse Sive. "Mas você tem que entender e se envolver com esse público porque eles consomem as coisas de maneira diferente."

________
Fonte: e-Marketer

Nenhum comentário:

Postar um comentário