sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Problemas e limites


Todos os problemas têm soluções.

Isso é que os tornam problemas.

A solução pode envolver compensações ou despesas que você não deseja incorrer. Você pode optar por não resolver o problema. Mas há uma solução. Talvez você ainda não a tenha encontrado. Talvez você precise fazer mais pesquisas ou fazer algumas compensações naquilo que você está esperando.

Se não houver solução, isso não é um problema.

É uma situação lamentável. É uma condição de limite. É algo que você precisa conviver.

O que pode não ser divertido, é que não faz sentido se preocupar, gastar tempo e dinheiro com algo que não é um problema, que não tem solução.

"Eu quero ir ao casamento, mas são mil quilômetros de distância." Isso é um problema. Você pode resolvê-lo com uma passagem de avião e alguns planos cancelados.

"Eu quero ir ao casamento, mas não estou disposto a cancelar minha reunião." Isso não é um problema. Esse é um conflito inevitável. Se você precisa violar uma lei da física para sair de uma situação, isso não é um problema. Mas você já desistiu e transformou isso  num problema, não vale a pena fingir que é solucionável.

Uma vez que podemos nos afastar de situações insolúveis que fingem ser problemas, podemos concentrar nossa energia nos verdadeiros problemas à nossa frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário