quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Apple, qual a sua estratégia?

 A empresa da maçã lançou o esperadíssimo iPhone 5S. Como não podia deixar de ser, o público estava bastante ansioso para conhecer a última versão do smartphone que mudou o mundo. A opinião pública também aguardava e especulava muito sobre como seria este novo iPhone. Bom, as dúvidas acabaram, alguns boateiros acertaram, outros erraram feio, enfim, foi tudo como antes. Menos numa coisa: pela primeira vez, a Apple não lançou apenas UM dispositivo, desta vez foram DOIS: foi lançado também o iPhone5C, mas simples e barato do que seu aguardado irmão.

Por que a empresa de Cupertino finalmente mudou sua estratégia de lançamento baseada na premissa de que ela, Apple, produziria o smartphone que todos desejariam? Por que mudar a bem sucedida estratégia de preço que a companhia vinha mantendo tanto para seus lançamentos como para os modelos antigos? Afinal de contas, pesquisa recente do site eMarketer apontou para uma diminuição no crescimento do dispositivos Android - principalmente da arqui-rival Samsung - e um substancial aumento do iOS no mercado norte-americano. A pesquisa prevê para 2014 um mercado dividido entre Android e iOS com uma diferença muito pequena entre ambos. Então, por que mudar?

Sites de notícias, como o Mashable, afirmam que, apesar da sólida posição da Apple no mercado americano, europeu e sul-americano, a empresa não tem bom desempenho no populoso mercado asiático - leia-se CHINA. E que o principal empecilho para um market share melhor seria, justamente, o preço do iPhone. Isto justificaria o lançamento do iPhone 5C. Mais barato que seu irmão rico, seria uma opção econômica para estes mercados mais sensíveis a preços.

Temo por esta estratégia adotada pela Apple, pois ela estaria tentando ser o que não é. Produtos Apple sempre foram a referência em excelência, design e inovação, nunca preço. E mesmo assim, a concorrência oferece aos consumidores smartphones mais baratos que o iPhone 5C: Nokia, Sony e a própria Samsung tem uma vasta coleção de dispositivos que tem no preço seu principal atrativo. Além disso, estas empresas já contam com a confiança dos usuários para aparelhos assim.

Contudo, o tempo dirá se a Apple conseguirá conquistar estes concorridos mercados com seus coloridos iPhone5C que, detalhe, mal foi lançado e já foi alvo de provocação da Nokia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário