sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O oposto da ansiedade


Eu defino a ansiedade não-patológica de: "experimentando o fracasso por antecipação". Se você está ocupado "ensaiando" um futuro que ainda não aconteceu, amplificando os piores resultados possíveis, não é à toa que fica difícil entregar o trabalho.

Com desapontamento, eu percebi que a nossa cultura não encontrou uma palavra fácil para o oposto a isto. Em experimentar o sucesso por antecipação. Em visualizar o melhor resultado possível antes de ele acontecer.

Seu livro ganhará uma ótima crítica? Escreva sobre isto. Seu discurso fará com que alguém da plateia se mova em direção a mudança e você ficará sabendo? O que eles dirão? Este novo produto ganhará espaço nas prateleiras no mercado local? Imagine a cena.


Escrevendo-se cartas de fãs com antecedência e retratando a mudança que você anunciou e que está tentando fazer é uma forma eficaz de se pressionar para construir algo que realmente gera a ação.

Uma razão pela qual é difícil fazer estas coisas é porque temos uma falsa modéstia que nos faz a evitá-las. A outra é que quando confrontamos com o possível sucesso, nós temos que encarar o fato de que nosso plano atual não é bom o suficiente (ainda!), que este site ou aquele item do menu realmente não é tão bom quanto precisaríamos que ele fosse.

Se você espera a rejeição, é muito mais fácil entregar um trabalho porco. Disto isto, fica claro que esta é uma estratégia ridícula. Melhor para fazê-lo grande agora ao invés de lamentar o fracasso mais tarde.

Vá em frente. Escreva para você mesmo algumas cartas para os fãs, com antecedência.

_________________
Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário