quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O fim dos livros (parte 1)

 Os livros, esses documentos feito de calhamaços de papel, são parte de um ecossistema, um que era perfeito, e que está morrendo, rapidamente.

Ideias não vão embora tão cedo, muito menos as palavras. Mas, assim que o ecossistema morre, não somente os sistemas corporativos existentes em torno do livro de papel vão murchar, mas muitos dos elementos preciosos de seu consumo vão desaparecer também.

AS LIVRARIAS como as conhecemos estão condenadas porque muitos destes estabelecimentos  vão começar a ganhar cada vez menos dinheiro a cada dia. E é muito difícil sustentar perdas diárias por muito tempo, particularmente quando você está pouco capitalizado, não pode usar a loja como chamariz e não vê uma luz no fim do túnel.

A morte das livrarias está sendo causada pela migração dos livros para os ebooks, ou livros digitais,  (nem todos os livros se tornarão ebooks, apenas o suficiente para fazer pender a balança) assim como a melhor alternativa para se comprar e escolher livros online. Se o papel de uma livraria é estocar cada livro e vendê-lo a você barato e rapidamente, as livrarias já estão falidas.

A BIBLIOTECA está mancando, em parte porque muitas delas sucumbiram em ser uma alternativa gratuita ao Netflix ou da "falecida" Blockbuster. Como cada vez menos pessoas mergulham no mundo dos livros impressos, as bibliotecas não terão chance a não ser parar de estocar este mar de itens caros e de tão pouco uso.

A EDITORA TRADICIONAL é culturalmente ligada as livrarias. Estas são os seus clientes, não você, o leitor (já tentou chamar de consumidores dentro de uma editora?). Assim que as livrarias desaparecem, e a natureza dos ebooks que recompensa os indivíduos e movimenta rapidamente pequenas entidades, muitas das tradicionais editoras vão ver que suas habilidades particulares não são mais valorizadas como eram antes.

TAREFAS ÚNICAS é um anacronismo. Assim que os ebooks foram para Kindles e iPads, a magia de ler foi ameaçada pela oportunidade  de checar ("só por um segundo") o email, o Words with Friends ou a mensagem de texto.

LER POR PRAZER foi amplamente acabado pelas últimas quatro gerações atrás por filosofias educacionais desastrosas. Quando trataram o livro como "dever de casa" ou como punição, criamos pessoas que não buscam a leitura. Mais de uma vez, amigos me disseram,"você devia estar satisfeito, eu consegui ler o seu novo livro até o fim".  Meu palpite é que ninguém diz isso a  Laurence Fishburne sobre seu novo filme. Não existe realmente o problema da pirataria com ebooks porque a maioria das pessoas não acha que livros valem à pena serem roubados.

A AMADA ESTANTE ou parede com livros não é mais tão folheada nem tão respeitada como era antes. Nós somos menos propensos a julgar alguém por sua posse e conhecimento de livros do que em qualquer momento nos últimos 500 anos. E aquela prateleira que criou justaposições, possibilidades e induziu você quando você precisava ser induzido. Há dez gerações atrás, apenas os ricos e os cultos tinham livros. Hoje, eles estão lá de graça em cima da mesa dos reciclados.

(Continua...)
___________________
Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário