quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mais pessoas estão fazendo marketing mal-feito...


...do que qualquer outra profissão que eu imagine. Que oportunidade...

Se nós construíssemos ponte tal mal assim, a segurança da nossa nação estaria em cheque.

O comércio local de segunda categoria faz um bom trabalho de segunda categoria, mas tem um nome bobo, erro de digitação no seu letreiro, não dá atenção ao serviço oferecido aos clientes e assim por diante. É a mesma coisa para o grande hospital no fim da rua e o político que se deseja saber algo.

Existem três razões para isto:

1. Todo mundo é comerciante, então existe muito mais coisas deste tipo sendo feitas.

2. A maioria das pessoas que fazem marketing são, de fato, boas em fazer outras coisas (como o comércio local) e elas estão fazendo o que podem enquanto vão tocando o negócio.

3. Não há manuais de instruções, não existe um jeito fácil de checar o seu trabalho. Sem um manual, é difícil seguir a regras. (Para os inovadores e criadores que estão aí, isto é uma ótima notícia, claro.)

A cura? Percepção. Perceber o que funciona no mundo real e tentar descobrir por quê. Aplica-lo ao seu trabalho. Repetir.

Aprender a enxergar, a discernir a diferença entre o bom e o mal, entre o útil e o meramente confortável.

E depois de aprender, falar à respeito. Percepção não funciona se você não se preocupa e se você não toma uma atitude.

Por Seth Godin

Nenhum comentário:

Postar um comentário