sexta-feira, 5 de julho de 2013

Feijões mágicos (três passos para promessas de marketing de sucesso)


Você conhece a história: João trocou a vaca da família por alguns feijões sem valor que se revelaram  mágicos.

Como este negócio aconteceu?

1. O individuo tem que estar aberto para ouvir a oferta. João estava aborrecido, desiludido e andava sem rumo para o mercado. Claro, ele fez negócio com um malandro das ruas, mas os padrões do João eram baixos. Se você quer fazer negócios com pessoas com mais recursos que João, ajuda muito se você já tiver a confiança ganha em engajamentos anteriores, e a permissão para transmitir o seu recado.

Acima de tudo, João estava com vontade de comprar. Criar uma vontade é de longe mais difícil do que encontrá-la.

2. A pessoas que está ouvindo a sua história tem que querer acreditar nela. Isto é mais sutil do que parece. Uber, por exemplo, oferece uma  maneira ultramoderna de solicitar transporte em grandes cidades. Muitas pessoas não ouviram falar e nem a usaram, principalmente porque estas pessoas não acham que precisam deste serviço, não estão abertas as coisas novas ou estão com má-vontade de seguir por todas as etapas necessárias para baixar o aplicativo, etc. Então, mesmo que funcione como o prometido, não há urgência necessária sentida por ninguém, então ninguém liga.

No caso do João, com a perspectiva de escapar da sua vida medíocre (e se livrar da maldita vaca) ambas eram ofertas bem-vindas. Ele esperou que tudo fosse verdade.

3. Tem que ser verdade. Você tem que ser capaz de manter a promessa. Caso contrário, você está roubando as pessoas e detonando qualquer chance de construir algo de valor. Se os feijões não crescessem, fim da história. Vendas futuras virão quando João contar a seus amigos...

Fracassos em marketing acontecem porque pelo menos um destes três elementos não está presente.

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Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

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