quarta-feira, 15 de maio de 2013

Solucionando apropriadamente o problema dos nove-pontos


Todos os nerds e conhecedores de charadas conhecem o problema dos nove-pontos, que, juntamente com sua resposta, está frequentemente presente nos dias de hoje.

Um lapis e um pedaço de papel com os nove pontos desenhados nele. Sem levantar o lápis ou dobrar o papel, tente ligar os nove pontos usando quatro linhas retas.




O desafiante ri à medida que você tenta mais e mais incapaz de consegui-lo. Então ele acaba com a sua frustração e mostra que você estava travado por seus próprios limites porque, claro, em nenhum momento foi dito que você não poderia ir além das margens dos nove pontos.



A questão é que este não é o final. Este é só o começo para contornar as regras e, qualquer um que parar por aqui, satisfeito com sua descoberta, está comendo mosca.

Alguns inovadores dizem que, já que os pontos e a linha do lápis tem espessura, podemos, de fato, ligar os pontos com somente três linhas. Nesta situação, algumas pessoas ficam desconfortáveis porque muito de nós assumimos que - todos os noves pontos com largura zero - é o desafio.



Eu acho que podemos ir além disto.

O que as revoluções fazem é mudar mais do que alguns conceitos. Se você enrolar o papel num tubo com os ponto voltados para o lado de fora, você pode circundá-lo (como o fonógrafo do Thomas Edison) e ligar todos os pontos com apenas UMA linha. Sem dobrar o papel.

Isto é resolver, achar outro caminho (você pode até mesmo queimar o papel e chamá-lo de dia zero)...

Wikipedia é este tipo de solução. Na verdade, de fato, estas são as inovações de sucesso da última década. Eles pegaram uma regra assumida e jogaram fora. As pessoas que estão online por um tempo já viram estas coisas acontecerem mais de uma vez, e mesmo assim hesitam em fazê-lo com seus próprios problemas. Não por que não pode ser feito, mas porque não está nas instruções. E as coisas que temos medo de começar estão sempre fora das instruções.

_________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário