terça-feira, 21 de maio de 2013

Níveis da magia do marketing, o efeito placebo do desejo


ANTECIPAÇÃO: Antes de o produto ser lançado, os fãs de verdade estão falando a respeito, especulando e esperando na fila. A antecipação é reforçada por eles mesmos, um efeito placebo do desejo.

UTILIDADE: O álbum é bom, o software é útil, o livro muda as coisas. Funciona melhor do que esperávamos. Excedendo expectativas, paga significativos dividendo.

ATENÇÃO: É roxo. Notável. Vale à pena falar à respeito. As palavras se espalham. Dez pessoas contam para dez pessoas e de repente, se torna uma febre. Não por conta de relações públicas ou campanha publicitária, mas porque a notabilidade é construída no próprio produto ou serviço. E mais pessoas apreciam as coisas que são relacionadas a ele.

TRIBO: O grupo principal, os verdadeiros fãs estão mais conectados do nunca. A empresa os ajudou a se organizarem, o produto cria a cultura, comprometimento são feitos, as conversas persistem, a cultura é construída. Para usarmos algo que nos faz sentir como se pertencêssemos a algo verdadeiramente mágico.

[repete]

Se isto parece com a Apple, Bob Dylan, The Rocky Horror Picture Show, the Dead, colecionadores de armas ou Shake Shack não foi por acidente. Definitivamente não é um acidente.

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Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog