terça-feira, 7 de maio de 2013

Evitando o medo entregando-se ao nosso medo do medo


Todo dia, nós marcamos centenas de comromissos evitando oportunidades, ações e pessoas - tudo para que possamos ficar longe da emoção do medo.

Repare que eu não disse "tudo para que nós possamos ficar longe do que nós tememos". Não, isso é totalmente outra coisa. Agora, a maioria de nós está evitando as coisas que podem simplesmente disparar a emoção. É, desta forma, desagradável para nós.

A alternativa? Dance com ele. Busque as interações que irão disparar a resistência e que podem nos causar desconforto.

Nós estamos tentando evitar o inseguro? Ou meramente o sentimento de estar inseguro? Cada vez mais, estes são sentimentos completamente diferentes.

Para o "aumento de segurança" em um evento ciclístico em Nova York, proibiram os 30.000 ciclistas de carregarem suas garrafas de hidratação. Sem nenhuma razão prática, apenas pelo desejo de se evitar o medo.

Não estão estudando para a próxima prova, não porque estudar é arriscado, mas porque estudar faz lembrar que haverá uma prova depois.

Nós fazemos muito baruho acompanhando todas as falhas das decisões a nossa volta, mas nunca mencionamos as incontáveis falhas por omissão, todos os erros cometidos por não termos sido audazes. Acompanhar estes erros, nos lembrarmos dos projetos não iniciados ou dos investimentos que não foram feitos faz com que nos encontremos com nossos medos de irmos em frente. (É tão mais fácil contar os caracteres do que mencionar os parágrafos nunca escritos).

Não existe outro motivo em não ter um testamento, um plano de saúde, uma apólice de seguros ou um check-up atualizado. Aparentemente, quando não há riscos em planejar nosso derradeiro futuro, ele gera medo o qual está associado com o risco, então nós o evitamos.

É simples: o medo que um dia nos protegeu é agora nosso pior inimigo.

Mais fácil do que evitar o medo é se beneficiar em viver com ele. Eu ouvi esta frase centenas de vezes mas nunca tinha, de fato, pensado nisso...

Por isso a oportunidade. Se você faz coisas que são seguras mas que você sente que são arriscadas, você ganha uma vantagem significativa no mercado de trabalho.

________________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário