segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campanha Dove Retratos da Beleza Real


Quando se fala em markeing digital, novo marketing ou mesmo marketing das redes sociais; quando se fala sobre as mudanças do comsumidor ou da forma como o público interage com as empresas e com as marcas; quando se fala de uma revolução tecnológica e de uma revolução de comportamento muitas vezes fica esquecido que todas essas transformações são, de fato, transformações dos canais de comunicação, das ferramentas e das facilidades que elas proporcionam.

Pessoas são sempre pessoas. Carregando consigo questões que estão presentes desde que o ser-humano começou a andar sobre duas pernas neste planeta. É dificil ser gente. Levamos conosco nossas inseguranças, aflições e altas espectativas sobre como o outro nos avaliará. Nossa necessidade de aprovação alheia faz com que, muitas vezes, sejamos injustos com nós mesmos.

Nesta semana, uma empresa de cosméticos cuja campanha da sua marca sempre bate no tema da beleza artificialmente produzida,  criou um comercial que se tornou o mais assistido da curta história da internet. A empresa é a Unilever, sua marca, Dove e o comercial é o Dove Real Beauty Sketches (ou Retratos da Beleza Real). Foram, até agora, 114 milhões de visualizações em uma semana no canal americano. É também o terceiro video mais compartlhado no YouTube.

Qual o motivo de tamanho sucesso? Eu arriscaria dizer que é porque este video fala de gente como nós, gente que muitas vezes, tem uma visão pormenorizada de sua aparência, carrega exigências e sentimentos que refletem na sua auto-estima e, principalmente, na sua auto-imagem.

A despeito de ser um video, evidentemente, para reforçar a marca Dove em nossas decisões de compra, foi produzido brilhatemente para mexer com nossas emoções e nos fazer refletir. É um comercial que utiliza as novas ferramentas, que faz uso da revolução tecnológica ao exibí-lo nos novos canais digitais, que faz uso do novo marketing permitindo interações e compatilhamento pelas redes sociais. Mas que, sobretudo, fala de pessoas. Fala um pouco de nós.

Assista ao video (em inglês legendado).

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