segunda-feira, 8 de abril de 2013

Onde estão são ativos?


Faça um trabalho e receba por ele. Constua um ativo e receba pelo tempo que ele durar.

Um revendedor ou um dono de restaurante talvez tenha que trabalhar 18 horas por dia - mas o proprietário do imóvel faz tanto dinheiro quanto, ou até mais. O cheesburguer é pago uma vez, mas a conta do aluguel vem todo mês.

O mercado imobiliário é uma forma óbvia e simples de ativos. Em 1928, meu querido avô negociou seus ativos do mercado imobiliário pelo garantido do mercado de ações. A maior diferença entre os imóveis alugados que ele possuía e as inúteis ações que ele comprou era que os imóveis recebiam os alugueis todo mês enquanto que as ações ofereciam simplesmente a promessa de um pagamento futuro.

Alguns ativos você pode construir e não comprar:

Sua marca. A marca não é uma logo. É uma promessa e uma expectativa. Quando você entrega mais do que foi pedido, você ganha confiança, confiança essa que pode trazer-lhe negócios repetidas vezes, oferece-lhe acesso a novas oportunidades e o privilégio de poder contar que os seus clientes voltarão. (Sim, dói perguntar por isto).

Permissão. O privilégio de entregar antecipadamente mensagens personalisadas e relevantes para as pessoas que querem recebê-las. Pessoas que vão sentir falta se você não o fizer.

Expertise. Você pode perder seu emprego, mas eles não podem tirar o que você aprendeu. Se você apenas fez o que já fazia antes, você pode até receber por isto, mas você não ganhou nenhum ativo.

Em três palavras, existe, então, um abismo entre experiente e confiável freelancer, o cara que te faz feliz quando você ouve dele uma boa ideia, o novato ou o cara do curto-prazo. Todos eles tem que começar do zero, toda vez.

Pense no individuo, o empreendedor ou a pequena empresa que tem construído confiança num determinado mercado, que tem permissão para falar com este mercado e tem a expertise para executar o que ela promete... Uma vez que você tenha estes três, você dá o tiro certo. Se, por outro lado, você é simplesmente um trabalhador que trabalha duro, fazendo o que te mandam, você nunca vai ter aquilo que seu esforço produz.

Outras empresas com ativos constroem processos internos ou maquinário e uma leal e talentosa força de trabalho. Indivíduos, contudo, prestam atenção as coisas, projetam e amplificam os três (marca, premissão e expertise) enquanto fazem o seu trabalho. Eles não cuidam deles mesmos porque estão sempre pressionados em negociar seus esforços com recompensas de curto-prazo.

Uma das grandes mudanças que economia conectada trouxe é que os ativos não estão mais reservados para as empresas ou organizações. Agora que qualquer um tem a habilidade de ter sua fatia de atenção da mídia paga, agora que todos podem construir e nutrir sua rede, os ativos não estão mais fora do alcance das pessoas que trabalham e empreendem.

Sua escolha: intencionalmente construa e alimente seus ativos ou ignore-os na perseguição da próxima outra coisa...

______________________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário