terça-feira, 16 de abril de 2013

Conservação de energia em conversas



Se você aumentar (aborecimentos no trânsito, raiva do porteiro, frustração com relação ao seu chefe), você estará somando energia (negativa) a sua conversa.

Se você aumentar (entusiasmo de uma escolha, um abraço, palavras animadoras), você estará somando energia (positiva) a conversa.

Uma vez adicionada a energia, ela tem que ir para algum lugar. Geralmente, a pessoa com quem você está interagindo joga esta energia de volta, ou a aumenta. Uma pessoa talentosa e madura pode pegar a sua energia negativa e a diminui, até mesmo a absorve permitindo que a conversa se acalme ou acabe. Mas não conte com isso.

Claro, você pode "ganhar" uma discussão esmagando seu oponente com uma energia que ele não consegue lidar. Mas é óbvio que eles não são seus oponentes e você não ganha nada de fato. Ficar atento à energia que você adiciona e absorve das suas interações é uma técnica sofisticada que radicalmente muda os resultados das conversas que preenchem seu dia. Some coisa boa, absorva a coisa ruim e concentre-se nos resultados, não nas bravatas.

__________________________
Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário