sexta-feira, 12 de abril de 2013

100 dias depois


Eu estive por aí em, literalmente, milhares de projetos de publicação de livros, e, em um aspecto, eles são basicamente o mesmo.

Eles são os mesmos pelo fato de terem o foco no lançamento, na primeira semana, ou duas semanas, ou talvez um mês.

Como podemos obter espaço nas prateleiras, nas opiniões e nas badalações? Como podemos acumular pré-vendas, críticas positivas e recomendações maravilhosas? Você nem ouve falar dos ajustes feitos pelos autores do número de palavras por página ou dos publicitários brigando uns com os outros para garantir um jaba o mais cedo possível.

Isto pode fazer sentidos para os filmes, onde a semana 1 determina quantas telas o filme terá para a semana 2; tem cada vez menos sentido numa terra de prateleiras infinitas que são as livrarias online. Filmes são descartados na primeira corrida de novos lançamentos (e acabam como um tira-gosto no Netflix), mas um livro (assim como o projeto que você está prestes a lançar) tem uma meia-vida medida em anos ou décadas, não dias.

O problema com as estratégias de grandes lançamentos é que ela pode sabotar o real objetivo que é fazer o projeto durar. O risco em mudar seu produto ou serviço para que eles tenham um bom lançamento é que eles podem acabar sendo transformados em algo que não dure.

Vamos ser claros - o produto é mais do que o marketing. O perigo está quando o marketing concentra muito peso em direção ao lançamento e nós acabamos modificando o produto para servir a este objetivo.

Não apenas livros, evidentemente. O Google foi lançado lentamente. E quase todos os serviços de sucesso da internet. Universidades. Movimentos políticos....

Todo dia, eu recebo cartas de pessoas que encontraram The Icarus Deception no momento certo de suas carreiras. Ele abriu portas para elas ou deu confiança para que seguissem seus caminhos encarando suas externas (e internas resistências). É um livro para um longo percurso. Eu não coloquei nenhum segredo novo para um lançamento espetacular. Em vez disso, eu tentei criar um alicerce para as pessoas dispostas a fazer um tipo melhor (e mais assustador) de trabalho.

Isso não acontece no dia do lançamento ... acontece depois de as pessoas ouvirem uma entrevistam, ou lerem o seu livro ou experimentarem seu produto. Um dia. Eventualmente. Quando você planeja para 100 dias, em vez de um, a graciosa propagação é mais provável de acontecer.

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Traduzido por Silvio Luis de Sá. Texto original em Seth's Blog